Woocommerce

Como Gerenciar Pedidos no Woocommerce

By 22 de novembro de 2018 No Comments
Tempo de leitura aproximado: 15 minutos(Atualizado em: 22 de novembro de 2018)

Gerenciando Pedidos

As encomendas são criadas quando um cliente conclui o processo de pagamento e são visíveis apenas pelos utilizadores Admin e Shop Manager. Cada pedido recebe um código de pedido exclusivo  .

IDs de pedidos são semelhantes a IDs de postagem e não são sequenciais. Para números de pedidos sequenciais, você pode usar o  Sequential Order Numbers Pro .

Um pedido também tem um status . Os status dos pedidos permitem que você saiba até onde o pedido está, começando com  Pendente  e terminando com  Concluído . Os seguintes status do pedido são usados:

  • Pagamento pendente  – Pedido recebido, nenhum pagamento iniciado. Aguardando pagamento (não pago).
  • Falha  – o pagamento falhou ou foi recusado (não pago). Observe que esse status pode não aparecer imediatamente e, em vez disso, ser exibido como Pendente até ser verificado (por exemplo, PayPal).
  • Processamento  – O pagamento recebido (pago) e o estoque foram reduzidos; a ordem está aguardando cumprimento. Todos os pedidos de produtos exigem processamento, exceto aqueles que contêm apenas produtos que são  virtuais e para download .
  • Concluído  – Pedido cumprido e completo – não requer nenhuma ação adicional.
  • Em espera  – Aguardando pagamento – o estoque é reduzido, mas é necessário confirmar o pagamento.
  • Cancelado  – Cancelado por um administrador ou pelo cliente – o estoque é aumentado, nenhuma outra ação é necessária.
  • Reembolsado  – Reembolsado por um administrador – não é necessária mais nenhuma ação.

Mais sobre como os status dos pedidos se relacionam aos gateways de pagamento na seção Solução de problemas .

Mais sobre os diferentes e-mails que são enviados automaticamente nas Configurações de e-mail .

Se você estiver usando o PayPal e os pedidos estiverem pendentes, você poderá ter um problema de IPN. Consulte a seção de solução de problemas em  Depurando problemas de IPN .

Diagrama dos status dos pedidos

 

Essa representação visual segue um pedido de Pendente para Concluído, Cancelado ou Reembolsado.

Exibindo pedidos

 

Quando você começa a receber pedidos, a página de gerenciamento de pedidos começa a ser preenchida. Veja estes em:  WooCommerce> Ordens .

Cada linha exibe detalhes úteis, como número do pedido e nome do cliente, data da compra, status do pedido, endereço para envio e total da compra.

Se precisar de mais ou menos informações na página Pedidos , você pode abrir as Opções de tela no canto superior direito. Um painel é aberto.

Selecione quais Colunas  e quantos Itens você deseja exibir em cada página e, em seguida, Aplicar .

Filtre os pedidos por Data (mês / ano) ou Pesquise por um cliente (registrado) .

Organize os pedidos em ordem crescente ou decrescente por Número do pedido , Data ou Total , clicando no cabeçalho.

Clique no número do pedido e no nome do cliente para ver a página Ordem Única , onde você também pode Editar detalhes do pedido, Atualizar status e Adicionar Notas .

As linhas de pedidos têm um “olho” de visualização .

Clicar em  Visualizar  abre um Modal , contendo o número do pedido, o status do pedido, os detalhes de faturamento / envio, os itens solicitados, o método de pagamento e a opção de alterar / editar o status do pedido.

Os status dos pedidos são codificados por cores e descritivos.

  • Cancelado – Cinza
  • Concluído – azul
  • Falha – vermelho
  • Em espera – laranja
  • Pagamento pendente – cinza
  • Processando – Verde
  • Reembolsado – cinzento

Passando o mouse sobre um pedido O  status exibe as  anotações feitas no pedido.

No final de uma linha, há botões de atalho para marcar rapidamente os pedidos como Processamento ou Completo .

Edição / visualização de pedidos únicos

 

Na página de pedido único, você pode visualizar todos os dados do pedido, além de editar e atualizar.

  • Alterar o status do pedido
  • Editar itens de pedido – modificar o produto, preços e impostos
  • Estoque – Reduza e restaure o estoque de um pedido
  • Ações de pedido – Detalhes do pedido por e-mail para o cliente (útil se você criar manualmente um pedido para seus clientes) ou para regenerar as permissões de download
  • Modifique o produto Meta para editar as variações do produto removendo e adicionando meta
  • Aplique cupons. Você precisará saber o código do cupom para aplicar ao pedido. As contagens de uso de cupons são rastreadas e os cupons também podem ser removidos dos pedidos. Nota: o pedido deve ser não pago para cupons para ter um efeito
  • Adicionar taxa. Você pode inserir um valor ou porcentagem para adicionar uma taxa a um pedido. As taxas negativas distribuirão impostos entre todos os outros itens e não farão com que o total do carrinho seja inferior a zero.

Dados do pedido

 

O painel Dados do Pedido permite modificar o status do pedido, visualizar (ou alterar) a nota do pedido do cliente e alterar a qual usuário o pedido está atribuído.

Você também pode encontrar os endereços de faturamento e entrega do cliente, além de um link para visualizar outras compras que o cliente possa ter tido no passado. Para editar endereços, clique em Editar e um formulário será exibido. Uma vez salvo, o novo endereço é exibido em um formato localizado.Screen Shot 2015-02-06 às 14.54.12

Itens de ordem

Nota: para editar o pedido, o status deve ser definido como Em espera ou Pagamento pendente.

O próximo painel na página de pedidos é o painel Itens de pedido . Ele lista itens na ordem, quantidades e preços.Captura de tela em 2015-02-06 às 14-48-53

As partes editáveis ​​dos itens de linha incluem:

  • Classe de imposto – classe de imposto para a linha. Isso pode ser ajustado se, por exemplo, o cliente estiver isento de impostos.
  • Quantidade – Número de itens que o usuário está comprando
  • Subtotal de linha – Preço de linha e imposto de linha antes  dos descontos antes de impostos
  • Total da linha  – Preço de linha e imposto de linha após descontos antes de impostos
  • Add Meta – Adicione e remova meta para alterar as opções de variável de produto.
  • Classificação – Classifique por item, custo, quantidade e total clicando nos respectivos itens listados.

Também é possível adicionar taxas adicionais para itens. Selecione Adicionar taxa e insira o nome da taxa, o status fiscal e o valor:

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Para adicionar campos meta personalizados, use o metabox Campos Personalizados :

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Total de pedidos

 

Encomendar Totais armazena totais e impostos para a encomenda. Insira esses valores você mesmo ou calcule-os parcialmente usando o botão ” calc totals “. Os totais incluem:

  • Desconto de carrinho – descontos antes de impostos. Pode ser calculado automaticamente.
  • Desconto do pedido – descontos pós-impostos. Precisa ser inserido manualmente.
  • Custo de envio – custo excluindo impostos
  • Método de envio – nome do método
  • Imposto sobre o carro
  • Imposto de embarque
  • Total de pedidos
  • Método de pagamento – nome do método de pagamento usado

Existem dois botões disponíveis neste painel –  impostos calc  e  totais de cálculo . O cálculo de impostos usará seus preços e calculará o imposto com base no endereço de entrega do cliente. Se o endereço do cliente não tiver sido inserido, o padrão será o local da base da loja.

Há também uma seção chamada linhas de impostos, que é onde definir e nomear várias linhas de impostos. Isso é útil se, por exemplo, você cobra vários impostos ou usa impostos compostos. Os valores são exibidos na fatura do cliente.

 

Ordem / notas do cliente

 

O painel Notas do Pedido exibe notas anexadas ao pedido e pode ser usado para armazenar detalhes do evento, como resultados de pagamento ou redução de níveis de estoque, ou adicionar notas ao pedido para os clientes visualizarem. Alguns gateways de pagamento também adicionam notas para depuração.

As notas podem ser uma ferramenta poderosa para se comunicar com os clientes. Precisa adicionar um número de rastreamento para envio? O estoque está atrasado? Adicione uma nota de cliente e ela será automaticamente notificada.

Exemplo de notas de encomenda

Para enviar uma nota a um cliente em um pedido, insira a nota e selecione: Nota para o cliente> Adicionar .

Os seguintes tipos de notas são possíveis:

  • Roxo : avisos de status do sistema, como detalhes do gateway de pagamento.
  • Cinza : atualizações gerais de status, como alterações de status ou notas particulares. Os clientes não vêem essas notas, mas podem receber notificações delas, por exemplo, quando o status muda do processamento para concluído, um e-mail pode ser enviado (dependendo das configurações).
  • Azul : Notas para o cliente. Os clientes recebem notas por e-mail, mas podem visualizá-los visualizando um pedido ou usando a página de acompanhamento de pedidos do WooCommerce.

Adicionando um pedido manualmentePara adicionar um pedido:

  1. Vá para: WooCommerce> Pedidos .
  2. Use  Add New  no topo da página. A página de pedido único é exibida.
  3. Insira detalhes do cliente, adicione itens de linha, aplique cupons, aplique taxas e calcule os totais.
  4. Defina um status  para o novo pedido, por exemplo, se precisar ser pago, use “Pendente”.
  5. Salve .

Use o menu suspenso Ações do pedido para enviar por e-mail detalhes do pedido ao cliente com as instruções de pagamento.

Observe que adicionar um pedido manualmente não afeta o estoque / estoque. Você precisaria subtrair ou ajustar manualmente o estoque desses itens.

Pagando por um pedido

 

Os clientes podem pagar por pedidos atribuídos a eles acessando o site (se necessário).

Uma mensagem informativa será exibida se os clientes tentarem pagar por pedidos que não pertençam a eles.

Pedidos de reembolso

Começando com o WooCommerce 2.2+ , é possível emitir reembolsos diretamente do WooCommerce se o seu gateway de pagamento permitir.

Para obter mais informações sobre reembolsos manuais e automáticos, consulte  Reembolsos do WooCommerce .

Removendo Dados Pessoais

 

Começando com o  WooCommerce 3.4 + é possível remover os dados do cliente. Na tela Pedidos, em Ações em massa, há uma opção “Remover dados pessoais” que removerá os dados dos pedidos selecionados:

Por favor, note que uma vez que você pressionar Aplicar isso irá remover os dados pessoais sem mais nenhum aviso. Os pedidos aparecerão na tela Pedidos assim:

Em um pedido individual, os dados são atualizados assim:

  •  Pedidos com falha ,  pendentes e  cancelados que forem limpos serão movidos para a  lixeira .
  • As  encomendas concluídas que forem limpas serão  anonimizadas  para que as estatísticas de vendas não sejam afetadas (como acima).
  • Contas inativas  serão  excluídas . Uma conta inativa é aquela que não tenha efetuado login ou que não tenha feito pedidos, pelo tempo especificado.

Isso também pode ser configurado automaticamente para ser feito em  WooCommerce> Configurações> Contas e Privacidade , na seção Solicitações de eliminação de conta e na seção Retenção de dados pessoais:

Se ativado, essa limpeza será executada por meio de um cron job diário. Contas inativas são rastreadas usando metadados, e somente assinantes / contas de clientes são removidos. Uma rotina de atualização irá definir todos os últimos tempos ativos da conta para o tempo que você atualizou para o 3.4.

Pedidos em vários sites

 

Começando com o  WooCommerce 3.4 +, agora existe um widget que aparece sob o Dashboard, que mostra informações de pedidos de todos os sites. Você pode clicar em um pedido para ser levado aos detalhes do pedido nesse site.

Solução de problemas

 

Compreender os Status do Pedido em Relação aos Gateways de Pagamento

 

STATUS DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS DO GATEWAY DE PAGAMENTO
EM ESPERA Aguardando pagamento – o estoque é reduzido, mas você precisa confirmar o pagamento Geralmente visto com métodos de pagamento quando você precisa confirmar manualmente, como BACS (transferência bancária) ou cheque.Você também verá isso quando o gateway estiver configurado para autorizar, em vez de capturar uma cobrança: o proprietário da loja precisará alterar manualmente o status para processamento.
PENDENTE Encomenda recebida (não paga). A maioria dos gateways reportará e definirá o status do pedido como Processamento (pagamento bem-sucedido) ou Falha (pagamento malsucedido). Se a loja nunca receber um sinal, ele mantém o status em Pendente .Isso tende a ser uma configuração incorreta de URLs de notificação de pagamento ou um conflito de plug-in.
EM PROCESSAMENTO O pagamento recebido e o estoque foram reduzidos – o pedido está aguardando cumprimento. Todos os pedidos de produtos exigem processamento, exceto aqueles para produtos digitais / para download . Se o pagamento tiver sido bem-sucedido e o pedido não contiver produtos digitais ou para download, o pedido será definido como Processamento .Esta é a sugestão do dono da loja / armazém para enviar o pedido e marcá-lo manualmente como concluído .
CONCLUÍDO Pedido cumprido e completo – não requer nenhuma ação adicional Estes geralmente não são interessantes porque tudo correu bem.
FALHOU O pagamento falhou ou foi recusado (não pago). O pedido pode ser cancelado manualmente, mas esse status pode aparecer se a janela de pagamento tiver expirado. Isso pode acontecer por alguns motivos:
  • a ordem foi abandonada antes que o pagamento fosse concluído
  • A   janela de estoque suspenso expirou sem uma resposta
  • As mesmas razões que Pendente
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