AjudaWordpress

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Por 13 de novembro de 2018 nenhum comentário
Tempo de leitura aproximado: 13 minutos(Atualizado em: 13 de novembro de 2018)

Você quer instalar o Google Analytics no WordPress? Saber como o seu público interage com o seu site é crucial para o seu sucesso. A melhor maneira de conhecer seu público-alvo é através de suas estatísticas de tráfego, e é isso que o Google Analytics oferece GRATUITAMENTE. Neste artigo, compartilharemos por que o Google Analytics é importante e como você pode instalar o Google Analytics no seu blog WordPress (passo a passo).

Por que o Google Analytics é importante para os blogueiros?

Depois de iniciar um blog , seu objetivo número 1 é conseguir mais tráfego e inscritos. O Google Analytics ajuda você a tomar decisões baseadas em dados, mostrando as principais estatísticas. Você pode ver:

Quem visita seu site?

Esta parte da análise responde qual é a localização geográfica do seu público, qual navegador o usuário usou para visitar seu site e muitas outras informações importantes, como: resolução de tela, suporte a JavaScript, suporte a Flash, idioma e muito mais.

Esses dados são extremamente úteis e podem ajudar de várias maneiras. Ao criar um design personalizado, você pode usar os dados do usuário para garantir que seu site seja compatível com seu público.

Se a maioria de seus usuários não tiver suporte ao Flash, evite adicionar elementos flash ao seu site. Se a maioria dos seus usuários estiver em 1280 resoluções de tela, certifique-se de que seu design seja compatível com essa resolução ou menor.

O que as pessoas fazem quando estão no seu site?

Você pode rastrear onde o usuário está indo em seu site, por quanto tempo ele permanece no seu site e qual é a taxa de rejeição (a porcentagem de usuários que saem do site na primeira visita).

Ao usar essas informações, você pode diminuir a taxa de rejeição e aumentar suas visualizações de página.

Quando as pessoas visitam seu site?

Ao observar as horas mais quentes do dia no seu site, você pode escolher a hora em que publica sua postagem. Se esse fuso horário não for compatível com o seu, você poderá agendar sua postagem para atender a essa hora.

Como as pessoas encontram seu site?

Esta seção da análise mostra de onde o usuário veio (por exemplo: Mecanismos de pesquisa, links diretos, links de referência de outro site).

Também mostra a porcentagem de visitantes que vieram de cada uma dessas origens. O Google Analytics fornece a divisão de cada uma dessas categorias. Se for a categoria de mecanismo de pesquisa, ele mostra qual mecanismo de pesquisa gerou mais tráfego, Google, Yahoo, Bing etc.

O detalhamento de fontes de referência mostra quais sites você precisa trabalhar com mais. Se a sua principal fonte de referência é o Facebook, então você precisa ter conteúdo exclusivo do Facebook para fazer com que o público do Twitter se sinta especial.

Se a sua principal fonte de referência for um site externo, convém considerar ter uma parceria com esse site (troca de postagem de convidado ou qualquer outra coisa).

Como as pessoas interagem com seu conteúdo?

O Google Analytics mostra como seus usuários interagem com o conteúdo do seu site. Ele mostra a porcentagem do usuário que clicou em qual link em seu site e muito mais.

Você pode executar testes de divisão A / B criando experimentos de conteúdo no Google Analytics para entender o que funciona melhor para atingir suas metas.

Ao ver a interatividade do usuário, você pode trabalhar seu conteúdo em torno de seus usuários. Ao ver as respostas às perguntas acima, você pode se concentrar nas estratégias que funcionam para o seu site e eliminar as estratégias que não funcionam.

Simplificando, elimine o trabalho de adivinhação e concentre-se nas estatísticas importantes, para que você possa tomar decisões baseadas em dados.

Como se inscrever no Google Analytics

Etapa 1: primeiro você precisa criar uma conta do Google Analytics. Para fazer isso, acesse a Página de inscrição do Google Analytics .

Você verá uma tela como a abaixo. Se você já tem uma conta do Google ou do Gmail, pode usá-la para fazer login. Se você não tem uma conta do Gmail, você teria que criar uma conta para si mesmo.

Login do Google Analytics

Passo 2: Uma vez que você entrar com sua conta do Gmail, você será solicitado a uma tela como a abaixo. É aqui que você se inscreverá para o Google Analytics com sua conta do Gmail.

Inscrição no Google Analytics

Etapa 3: na próxima tela, você terá a opção de escolher entre um website ou um aplicativo para dispositivos móveis. Certifique-se de selecionar site.

Depois disso, você precisará inserir o nome da conta (será o nome do perfil do Google Analytics para este site), o nome do site, o URL do site, o país e o fuso horário.

Configure sua conta do Google Analytics

Depois de inserir essas informações, clique no botão Get Tracking ID. Você será presenteado com os termos e serviços do Google Analytics com os quais você deve concordar, então clique no botão Concordo.

Etapa 4: você será presenteado com seu código de acompanhamento do Google Analytics. Você pode copiar este código de acompanhamento porque precisará inseri-lo no site do WordPress, dependendo do método usado abaixo.

Código de acompanhamento do Google Analytics

Sugerimos que você deixe a aba do navegador de análise aberta, pois poderá precisar revisá-la, depois de instalar o código no site do WordPress.

Agora que você configurou uma conta do Google Analytics, vamos dar uma olhada em como instalar o Google Analytics no WordPress.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Existem muitas maneiras diferentes de configurar o Google Analytics no WordPress. Vamos mostrar-lhe três métodos diferentes, onde a primeira opção é a mais fácil e a última é a mais difícil.

Você pode escolher o que melhor atende às suas necessidades.

1. Google Analytics para WordPress por MonsterInsights

O MonsterInsights é o plugin mais popular do Google Analytics para o WordPress. Mais de 1 milhão de sites o utilizam, incluindo sites como Bloomberg, PlayStation, Zillow e outros.

É a maneira mais fácil e de longe a melhor maneira de adicionar o Google Analytics ao WordPress (para todos os usuários iniciantes e especialistas).

O MonsterInsights tem uma versão gratuita e a versão Pro. Neste tutorial, usaremos a versão gratuita do MonsterInsights.

Você pode usar a versão do MonsterInsights Pro se quiser recursos mais avançados, como acompanhamento de comércio eletrônico, rastreamento de anúncios, rastreamento de autor etc. O processo de configuração é o mesmo.

Vamos começar.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin MonsterInsights . Para mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plug-in do WordPress .

Após a ativação, o plug-in adicionará um novo item de menu chamado ‘Insights’ ao seu menu de administração do WordPress. Você precisa visitar o Insights »Configurações para definir as configurações do plug-in.

Nessa tela, você precisa clicar no botão “Autenticar com sua Conta do Google” para conectar o Google Analytics ao seu site WordPress.

Autenticar com sua conta do Google

Isso redirecionará você para as Contas do Google, onde você será solicitado a fazer login ou a selecionar uma Conta do Google, caso já tenha feito login.

Faça login ou selecione sua Conta do Google para continuar

Clique em ‘Next’ para continuar.

Agora você será solicitado a permitir que o MonsterInsights acesse sua conta do Google Analytics.

Permitir que o MonsterInsights acesse sua conta do Google Analytics

Clique no botão “Permitir” para continuar.

O último passo é selecionar o perfil que você deseja acompanhar. Você precisa selecionar seu site aqui e depois clicar no botão ‘Complete authentication’ para continuar.

Selecione o perfil do seu site

Você será redirecionado agora para o seu site WordPress.

Isso é tudo o que você instalou e configurou com êxito o Google Analytics em seu site WordPress.

Lembre-se de que o Google Analytics levará algum tempo antes de mostrar suas estatísticas.

A melhor parte do MonsterInsights é que você pode visualizar seu relatório do Google Analytics dentro do seu painel do WordPress. Basta visitar a página Insights »Relatórios para obter uma rápida visão geral dos seus dados de análise.

Relatórios do MonsterInsights

Você também pode ir na guia Rastreamento para personalizar as configurações de rastreamento com base nas suas necessidades:

Acompanhamento do MonsterInsights

 

2. Inserir cabeçalho e rodapé

Este método não é tão bom quanto o MonsterInsights porque você não poderá fazer configurações avançadas de rastreamento, e você não poderá visualizar os dados do Google Analytics em seu painel do WordPress.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plug-in Insert Headers and Footers . Para mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plug-in do WordPress .

Após a ativação, você precisa visitar a página Configurações »Inserir cabeçalhos e rodapés . Aqui, você precisa colar o código do Google Analytics que você copiou na etapa 4 na seção de cabeçalhos.

Adicionar código de acompanhamento do Google Analytics usando o plug-in Inserir cabeçalhos e rodapés
Não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações para armazenar suas configurações.

3. Instale o Google Analytics no WordPress Theme

Este método é apenas para usuários avançados que estão familiarizados com o código. Não é confiável porque seu código desaparecerá se você alterar ou atualizar o tema. Nós quase nunca recomendamos o uso desse método.

Se esta é a primeira vez que você adiciona código aos seus arquivos do WordPress, você deve verificar o nosso guia sobre como copiar os trechos de código no WordPress .

Adicione o código no arquivo header.php

Simplesmente edite o arquivo header.php no seu tema WordPress e cole o código que você copiou no passo 4 logo após a tag <body>.

Não se esqueça de salvar suas alterações e fazer o upload do arquivo de volta para o seu servidor.

Adicionar via arquivo de funções

Você também pode adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics ao arquivo de funções do WordPress . Em seguida, ele adicionará código automaticamente a todas as páginas do seu site WordPress.

Você precisará adicionar esse código ao arquivo functions.php do seu tema .

<?php
add_action(‘wp_head’, ‘wpb_add_googleanalytics’);
function wpb_add_googleanalytics() { ?>

// Paste your Google Analytics code from Step 4 here

<?php } ?>

 

Exibindo relatórios no site do Google Analytics

O Google Analytics é capaz de mostrar um tesouro de dados coletados de suas estatísticas. Você pode visualizar esses dados visitando seu painel do Google Analytics e clicando na guia “Relatórios”.

Relatórios do Google Analytics

Você verá os relatórios integrados do Google Analytics na coluna da esquerda. Cada seção é dividida em diferentes guias e, ao clicar em uma guia, ela será expandida para mostrar mais opções.

  • A guia ” Público-alvo ” mostrará relatórios para ajudar você a entender seus usuários.
  • Os relatórios de aquisição exploram de onde seus usuários vieram.
  • Os relatórios de comportamento resumem o que seus usuários fazem depois que chegam ao seu site.
  • Os relatórios de conversões mostram o desempenho do seu desempenho em relação aos seus objetivos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como instalar o Google Analytics no WordPress.

Deixe seu comentário