5 curiosidades sobre as redes sociais no Brasil que você precisa saber

Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 23 de outubro de 2018)

Atualmente 62% dos brasileiros estão inscritos em alguma rede social e segundo dados, passam uma média de 03:43 hrs on-line por dia em algum site ou aplicativo enquanto trabalham, estudam, se divertem, fazem compras, pesquisas e uma infinidade de outras atividades.

Somos o terceiro país do mundo que passa mais tempo conectado, uma média de 09 horas por dia com mais de 139 milhões de pessoas acessando a internet.

Todos esses números e a adesão maciça que as redes sociais gozam, as transformam num oásis para empresas e organizações que têm canais novos e muito mais baratos para atingir públicos sem precedentes.

Isso está levando a uma nova organização da mídia ao redor do mundo, que vêm migrando dos canais convencionais, TV, Rádio, mídia impressa, para redes sociais de compartilhamento de vídeos, textos, imagens e até nas redes de relacionamentos amorosos.

Com custos de produção bem menores, valor de veiculação reduzido e um alcance fenomenal, os sites e aplicativos de interação são hoje os canais de marketing que mais crescem.

Entender a fundo como funcionam, quais mecanismos tem melhor retorno, como encontrar e atingir de melhor maneira o seu público alvo, são os desafios que esse novo campo a ser explorado oferece.

Abaixo listamos 07 curiosidades sobre esse universo que une essa multidão de pessoas por todo o país e as conecta com o mundo.

1) Por incrível que pareça, a rede social mais acessada pelos Brasileiros é o Youtube, que detem a atenção de 60% da população entre 16 e 64 anos, superando o Facebook que vem em segundo com 59% dos usuários e o Whattsapp com 56%.

2) No Brasil a maioria dos usuários do Facebook e do Instagram são mulheres, contrariando a média do resto do mundo onde a maioria é masculina. No Facebook elas representam 54%dos usuários enquanto que no Instagram essa média sobe para 59%.

3) Aqui 92% das pessoas utilizam seus smartphones para acessar as redes sociais, enquanto que no resto do mundo esse número é de 88%.

4) 80% dos aplicativos baixados em 2017 são de alguma rede social. WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger, Instagram e Uber nessa ordem, foram os mais baixados, enquanto que no resto do mundo a lista é composta por: Facebook Messenger, Facebook, WhatsApp, Instagram e Snapchat.

5) As crianças brasileiras são as que se iniciam mais precocemente nas redes. 6 anos é a média de idade em que começam a usar principalmente para jogos, as redes sociais.

Mesmo sendo a maioria delas proibidas para menores de 18 anos, muito cedo as crianças daqui já navegam.

6) Conteúdo de vídeo é o que mais têm engajamento no Facebook. Representam 6,83% dos seguidores e em segundo vêm os links compartilhados com 6,46%. Fotos são o terceiro conteúdo a gerar mais atenção, com 5,84%.

7) Apesar de estarmos em terceiro lugar no número absoluto de pessoas conectadas em redes sociais, no Instagram os brasileiros estão em segundo lugar no ranking atrás apenas dos norte-americanos. Somos 57 milhões nessa rede, 27% da população, enquanto que os EUA tem 110 milhões de usuários.

Como se pode ver o Brasil é um mercado gigante de oportunidades a serem exploradas pelo marketing digital principalmente nas redes sociais aonde se consegue comprar passagens aéreas, reservar hotéis, adquirir todo o tipo de produto e serviços on-line, conhecer novas pessoas e difundir ideias.

Se bem explorado pode ser o principal canal de negócios de sua empresa e render incríveis dividendos ao seu negócio.

Deixe seu comentário