O que é nutrição de leads e porque é importante?

Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 3 de outubro de 2018)

Ao navegar pela Internet, talvez você tenha se deparado com a expressão “nutrição de leads” e deve ter se perguntado que invenção deveria ser essa. Mas, mais importante que isso, se você pretende fazer um negócio online e ainda não sabe o que é, para cinco minutinhos para ler esse artigo e entender porque é muito importante conhecer o conceito.

Nutrir é sinônimo de alimentar, sustentar, certo? E leads é a maneira como são denominados os potenciais clientes, aqueles que entram no site com interesse no produto, serviço ou mesmo informação, pois mesmo que a pessoa não esteja pronta para a compra, ela pode estar garantindo a troca de dados necessária para uma concretização posterior.

Então, unir esses dois conceitos e fazer com que sua empresa passe a trabalhar com nutrição de leads garante credibilidade, respeito, autopromoção e para o comprador, dá a percepção nítida de que está lidando com especialistas.

Você sabe que os clientes de hoje não são mais os mesmos de antigamente, não é mesmo? A maneira como um consumidor está comprando mudou, antes a pesquisa era uma sugestão pouco aceita pela logística e pela falta de opção, hoje ela se tornou um processo praticamente obrigatório.

Alguns benefícios da nutrição de leads

A nutrição de leads é sem sombra de dúvidas uma das mais benéficas atividades para trazer resultados positivos para qualquer negócio, seja ele uma padaria ou mesmo um site de e-commerce.

  • Quanto mais você investe em nutrição de leads, menos tempo você passa com marketing;
  • Os filtros tornam as propostas e oportunidades de negócio muito mais otimizadas e qualificadas;
  • Quando mais dedicação na nutrição de leads, mais cresce o número de oportunidades, mais as vendas vão aumentar;
  • E é possível verificar se o resultado de cada interação do público e reordenar o processo para conseguir melhores efeitos;

Além de facilitar o envio de e-mails para públicos específicos, acompanhar através do Followup, imprescindível para o retorno do sucesso de um produto, fica mais fácil e organizado

Deu para ter ideia da vantagem de fazer nutrição de leads, não é? Quanto mais investimento de tempo e técnicas nesse conceito, maior a perfeição no fluxo de pessoas (clientes), melhor filtradas e resultados com muito mais qualidade retorno positivo.

Algumas dicas tornam importante a nutrição de leads

Quanto mais pessoal, melhor

Lógico que tudo dentro do fluxo é automatizado, mas o seu cliente não pode sentir que um robô fez contato. Essa impessoalidade não é interessante. O simples fato do e-mail levar o nome de alguém e não o de um setor há dá essa impressão. Trocar “atendimento@minhaempresa.com” por “pedro@minhaempresa.com” faz toda diferença numa campanha de nutrição de leads.

Além disso, pôr o nome do lead e ter um bate-papo em vez de passar um informativo são técnicas que fazem a diferença.

Seus leads devem ser segmentados

Perfil e interesse, renda, casados, solteiros, desafios, hobbies… cada classificação ajuda a determinar a nutrição de leads necessária para atingir aquele público-alvo. Transformar um espectador em comprador se torna uma questão de redirecionamento de conteúdo.

Invista na jornada de compras

Fazer o cliente conhecer a empresa, depois perceber que precisa do produto e posteriormente comprar o produto é uma técnica chamada de jornada de compras. Conhecer todos os estágios dessa trilha faz com que a nutrição de leads seja redirecionada de forma direta.

Invista em conteúdo de qualidade

Estimulando o interesse dos leads através da curiosidade com conteúdo com material rico é essencial para a trilha traçada pela nutrição.

Empatia é essencial

Às vezes os clientes não vão querer finalizar as compras, e isso não deve ser um motivo para desanimo. Pelo contrário, tentar entender os motivos que os fizeram não ir até o fim, ter empatia e entender que o consumidor pode ter tido interesse primariamente na informação, e, por fim, otimizar o processo, deve ser sempre uma máxima.

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.

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