Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 3 de outubro de 2018)

O que é uma Jornada de Compra???

A jornada de compra, ou a jornada do comprador, começa exatamente quando você procura por informações sobre algum produto e como num passe de mágica, de repente parece que o produto foi quem encontrou você. Sabe por quê?

Porque esses encontros são realizados pelo sistema de buscas de forma totalmente estratégica e feitos para a jornada da compra, mas dá a impressão ao comprador de que foi ele quem encontrou o produto e não o inverso. Mas como isso acontece? O Zero Momento da Verdade

É meio impossível que alguém use a Internet e não conheça o Google. A empresa criou o Zero Moment Of Truth (ZMOT), entrando em blogs, vídeos, procurando resenhas para ter o seu ”momento zero da verdade” sobre o que procura. Assim é possível analisar o comportamento do consumidor através das suas buscas, identificando o perfil do consumidor.

Funciona assim: o cliente não mais vai a uma loja conversar com o vendedor e levar um eletrodoméstico para casa. Antes, ele vai até o Google e pesquisar sobre aquilo que quer comprar, procurando ter uma conclusão particular sobre o produto ao invés de uma indução por parte de um intermediário quer ter sua própria conclusão sobre o que é melhor para ele.

Como procede a jornada de compra

Como deu para ter uma ideia, a jornada de compra é nada mais nada menos que o caminho tomado por um determinado cliente – com seu perfil específico de consumidor – antes de decidir levar o produto. Todos aqueles que procuram um produto passam por essas etapas mesmo que nunca se deem conta disso.

Quando você começa a entender o que é a jornada de compras, acaba se dando conta de que é antes de tudo a informação, e não apenas a venda em si, o mais importante. Quando vier a ocorrer o diálogo com o seu cliente, tudo fica mais fácil. Perceba que o diálogo pode ser da sua página com ele e não diretamente entre vocês dois.

Etapas da jornada de compras

A jornada de compra é estabelecida em 4 etapas (descoberta, reconhecimento, consideração e decisão) ou 3 estágios (awareness, consideration e decision).

Aprendizado

O primeiro passo é esse. O de aprendizado e descoberta. Nesse ponto, o cliente toma consciência de determinado assunto que surge, a percepção de que pode ser que tenha um problema que precise ser solucionado.

Reconhecimento

Nessa fase da jornada de compra, o cliente identifica que realmente deu de cara com um problema e precisa encontrar uma oportunidade para saná-lo. Assim, esse comprado dá início a suas pesquisas de maneira a solucionar essa lacuna.

Consideração

Esse é o estágio onde o consumidor encontrou várias possíveis alternativas de resolução e está ponderando sobre qual delas seguir. E é nessa fase que é importante que o cliente sinta a urgência em ter aquele produto/negócio. Senão, facilmente ele não acreditará que precise se preocupar tanto com o problema.

Decisão

Aqui, o cliente já está pronto para decidir qual das opções irá aceitar e qual delas se encaixa dentro do seu problema.

É um ciclo que acontece sempre e é imprescindível para as empresas entenderem o conceito de jornada de compra para conseguirem extrair o melhor possível de seus clientes, mesmo aqueles que estão na fase de aprendizado.

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.

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