Como a mudança no algoritmo do Facebook muda a comunicação da sua empresa

algoritmo do facebook

Uma mudança no algoritmo do facebook, foi anunciada em janeiro de 2018, que representa uma reviravolta significativa para o feed de notícias da rede social mais popular do mundo.

A partir de agora, o site passa a priorizar cada vez mais as postagens de amigos e familiares dos usuários, diminuindo cada vez mais a visibilidade de publicações de empresas.

Esta mudança no algoritmo facebook aconteceu devido a constantes reclamações das pessoas, por identificarem constantes publicações de empresas e veículos de comunicação no seu feed.

Assim, será mais fácil encontrar fotos e mensagens de quem é próximo de um usuário do que encontrar o anúncio de uma empresa.

As mudanças para os usuários do facebook

Com este novo algoritmo no facebook, quem tem conta estará mais propenso a ver publicações dos amigos, deixando estes com menos possibilidades de visualizar informações e campanhas publicitárias.

A rede social já estava mudando seu comportamento perante aos usuários desde 2017.

Para você que é empreendedor, será muito mais complicado fazer com que o seu negócio apareça no feed de um usuário. A solução para este caso será investir em anúncios no Facebook, impulsionando publicações.

Um dos argumentos para esta mudança de comportamento se dá por conta de a visualização de uma página ou uma notícia ser uma atitude mais passiva dos usuários.

Enquanto as interações entre as pessoas costumam ser mais ativas, e, agora, cada vez mais impulsionadas devido às alterações no feed.

Como as empresas deverão se portar ao que mudou

Se você tem uma página, perceberá que agora o seu alcance vai diminuir consideravelmente. O público terá menos acesso aos seus textos, fotos e vídeos.

Este impacto vai variar de acordo com cada página, conforme os conteúdos produzidos e como é a interação com o público.

Para o caso de páginas que fazem publicações sem muita interatividade, nem mesmo comentários ou compartilhamentos, serão as mais afetadas por estas alterações.

O próprio Facebook agora tem a opção “ver primeiro”, para o caso de páginas que deseja acessar determinadas informações publicadas por eles.

O recomendável é tentar influenciar os seguidores da sua fan page a marcar que desejam ver suas atualizações. É uma maneira de evitar que sua empresa tenha uma drástica redução de tráfego.

Será mais visível no feed as publicações de páginas que conseguem originar conversas entre as pessoas.

Será mais frequente visualizar as transmissões ao vivo, que costumam levar a discussões entre o público que está assistindo.

Porém, o Facebook vai evitar que postagens de que visem engajamento sejam bastante visíveis, como por exemplo, os anúncios que insistem em pedir o compartilhamento dos usuários.

Adapte-se às mudanças no algoritmo do Facebook

É importante ressaltar que o público de alcance da sua página no Facebook só vira, de fato, a sua audiência, se a rede social permitir.

Uma simples mudança feita no feed pode afetar diretamente o seu negócio, e prejudicar os seus resultados.

Produza conteúdo que vá além da rede social, para que assim você alcance mais pessoas também fora do Facebook.

Assim, terá um bom alcance do público, sem ser afetado pela mudança no algoritmo do facebook na rede social.

Deixe seu comentário