O que é Landing Page

Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 8 de novembro de 2018)

Landing page é o gráfico de uma página de destino, no sentido mais puro do conceito uma página de destino é qualquer página da web na qual um visitante possa chegar e ficar. No entanto, quando discutimos o que é uma landing page que também é conhecida como uma página de destino, nem sempre lembramos que ela não precisa estar diretamente ligada a seu domínio.

Isso basicamente significa que a sua landing page não necessariamente precisa estar diretamente conectada ao seu site principal. O principal motivo para que isso ocorra é conseguir limitar as opções disponíveis para seus visitantes, ajudando a orientá-los para o objetivo de redirecionamento pretendido com a estratégia de landing page.

Diferentes Tipos de landing page

Existem dois principais tipos de páginas de destino, que são as de clique e as de geração de leads (também conhecido como Leads Gen ou Leads Capture).

Landing page de cliques

Como o próprio nome indica, esse estilo de landing page têm como objetivo principal o de persuadir o lead, ou seja, o visitante, para que ele clique em uma outra página. Esse é o tipo mais utilizado nos filtros de comércios eletrônicos; os e-commerces.

Esse estilo é usado ​​para descrever um produto ou oferecer detalhes suficientes para “aquecer” um visitante até o ponto em que eles podem ficar mais perto de tomar a decisão e efetuar a compra, o que é super-favorável a qualquer plano de negócios.

Muitas vezes, se faz o direcionamento direto do tráfego de publicidade de entrada para o carrinho de compras ou até mesmo as páginas de registro. Isso leva a redirecionamentos um pouco menos informativos, pois o anúncio não fornece detalhes suficientes para que alguém tome uma decisão com essas informações.

Este, então, é o local onde a página de clique cumpre seu papel. Como resultado, a landing page de clique na grande maioria das vezes, é a página de registro de usuários ou carrinho de compras – agora com uma chance elevada de conversão (espectador em comprador) ter dado detalhes para a página de destino.

Landing page de geração de leads

Usada principalmente para aumentar a lista de contatos, esse tipo de página de destino costuma ter um campo para se preencher com dados, como um nome e endereço de e-mail. Essa páginta tem como único propósito a coleta de informações que então lhe permitam comercializar e se conectar com o cliente em um momento posterior.

Dessa forma, uma página de captura de conterá um formulário a ser preenchido por quem tem interesse a receber o que está descrito na página, em troca de dados pessoais, principalmente o e-mail. Existem diversos usos para landing page de Leads Gen. Seguem abaixo, alguns exemplos de uso e os itens fornecidos ao usuário:

  • Ebook
  • Consulta para serviços profissionais
  • Cupom / voucher de desconto
  • Entrada para filmes / shows
  • Um presente (que vem via mala direta)
  • Notificação de um futuro lançamento do produto

O nível de informações colhidos pelos dados pessoais solicitados pode terá um impacto direto na conversão de espectadores em clientes. Tente pedir a quantidade mínima absoluta de informações que lhe permitirá comercializar suas perspectivas efetivamente. Evite pedir um número de telefone ou fax, se você precisa entrar em contato apenas por e-mail.

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.

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