Para que servem Sitemap e robots.txt

By junho 13, 2017Google

Com a grande febre que as redes sociais têm causado na vida de milhões de pessoas, é muito comum encontrar empresas que se inserem nesse universo também. Porém, algumas empresas esquecem da importância de possuir um site oficial e, principalmente, não estão por dentro de alguns mecanismos que ajudam na audiência do site como, por exemplo, o sitemap.

Ter um site oficial da sua empresa, empreendimento ou marca é muito importante para dar maior segurança para os seus clientes. Afinal, por meio dele seus consumidores criarão uma imagem positiva e, claro, terão maior confiança no serviço ou produto apresentado.

E para melhorar ainda mais seus conhecimentos em relação a manutenção de um site, é importante conhecer o sitemap e o robots.txt. Ambos são mecanismos que devem ser lembrados na questão de acessibilidade do site.

Sitemap

O sitemap é o nome dado ao arquivo que você monta com as URLs do seu próprio site. A URL é a sigla para Uniform Resource Locator (em português: Localizador Uniforme de Recursos), que é usada de referência do endereço de rede em que um determinado recurso da informática está como, por exemplo, arquivos do computador.

Esse arquivo informa e se comunica com o Google e outros diferentes mecanismos de pesquisa sobre o modo como o seu site está organizado. Os mecanismos realizam a leitura desse arquivo, e então rastreiam de uma forma mais inteligente.

O objetivo do sitemap é fazer com que o site seja mais acessível para o Google e, consequentemente, fará com que o conteúdo marcado no arquivo seja acessado com maior facilidade.

Com isso, o sitemap é o responsável por montar uma lista com as URLs escolhidas por você, para que as mesmas sejam indexadas na busca e fiquem acessíveis para serem encontradas pelo Google – que terá priorizado essas URLs – com maior facilidade.

Vale lembrar que, mesmo que o seu site esteja bom perante os rastreadores da Web quando se trata de encontrar grande parte do seu site, montar um sitemap pode melhorar ainda mais o rastreamento do site.

Em casos onde o site é muito grande, um grande volume de páginas que não possuem vínculo entre si ou estão escondidas, se o site é novo e não possui links suficientes são alguns motivos que devem ser levados em conta na hora de falar sobre sitemap.

Robots.txt

Enquanto o sitemap tem como objetivo aumentar o acesso por meio do arquivo montado com as URLs que você deseja manter em destaque para que sejam encontradas com maior facilidade, o robots.txt é o inverso.

O robots.txt é um arquivo em formato de bloco de notas, que tem como objetivo filtrar para os mecanismos de pesquisa controlem a permissão para que possa ser acessado ou não determinadas páginas ou pastas presentes no site. Ou seja, o robots.txt tem o controle das informações do site que podem ou não estar indexadas nos sites de busca.

Portanto, o sitemap e o robots.txt devem ser adotados na hora de ter um maior controle do que deve ou não estar em destaque perante os mecanismos de busca.

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Lauana Pereira Iyama

About Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.

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