10 dicas para aumentar a audiência por meio da produção de conteúdo

Por 18 de julho de 2018Marketing, SEO
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Nos dias de hoje quem não está no meio digital, literalmente, não aparece na busca de clientes e pessoas buscando produtos, serviços ou até uma dica de que rumo seguir na vida. Pensando nisso criamos essa lista com 10 dicas para aumentar a sua audiência na produção de conteúdo.

1) Planejamento:

Assim como tudo na vida, produzir conteúdo demanda planejar e ter uma estratégia, traçar objetivos, definir seu público, categorizar o conteúdo e definir alguns dos canais de divulgação são itens primordiais do planejamento de qualquer criação de conteúdo.

2) Fisga: 

Dizem que um expectador não lê mais de 10 linhas antes de desistir ou continuar, nesse pequeno pedaço de texto é fundamental que tenha uma introdução ao tema e um questionamento que “case” com a dor que o leitor sente.

3) Imagens:

Estudiosos dizem que um texto sem imagens atrai 30% menos audiência do que o mesmo texto com uma imagem condizente ao tema do que está escrito. Não esqueça de colocar uma legenda, um texto alternativo (dependendo da conexão, alguns bloqueadores de anúncio acabam bloqueando as imagens) e o mais importante: o tamanho da imagem. A maioria dos servidores as dimensiona dependendo de onde o texto está sendo lido, por isso procure uma imagem que seja boa de ser vista desde um monitor de 32 polegadas até um smartphone de 4 polegadas.

4) Insira links:

Desde o começo o Google e outros buscadores listam os conteúdos que tenham uma boa “reputação” dentro da plataforma. E isso é conseguido com referências, “sendo citado” e citando outros links que estejam melhor ranqueados dentro do sistema deles. Por exemplo: você vai escrever sobre carros esporte, então cita como referência o site da  Revista 4 Rodas.

5) Seja direto:

Como dissemos no item 2 que o leitor é fisgado em 10 linhas de conteúdo, caso ele ache o restante do texto entediante, ele irá embora e seu conteúdo será rapidamente esquecido. Faça parágrafos curtos, com, no máximo, 12 linhas. Essa quebra não deve ser abrupta e cada bloco deve estar ligado ao anterior e ao próximo, sem deixar a linha central.

6) Engajamento:

Compartilhe o conteúdo nas principais redes sociais sempre buscando que o leitor compartilhe o que foi postado, comente, dê dicas do que  ele quer ver nos próximos textos. Assim o leitor terá a impressão de que, quem faz a pauta, é ele.

7) Atenção aos detalhes:

Antes de publicar, revise tudo. A menos que seja um conteúdo para site de humor. O uso do bom português é fundamental tanto para atrair quanto manter uma boa audiência de seu conteúdo.

8) Estude SEO:

 

Sabe o que é SEO? Essa sigla quer dizer Search Engine Optimization (ou, em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca) que consiste em técnicas de otimização para que seu conteúdo alcance o topo das buscas nos principais motores de busca da Internet. (Leia Mais)

9) Mensure:

 

Conforme forem saindo os conteúdos veja quais tem mais interação/acesso e vá, aos poucos, adequando seu conteúdo ao que o leitor/visitante/consumidor busca.

10) Regularidade:

A menos que você seja Roberto Carlos em seu indefectível especial anual, seu conteúdo tem de ter uma regularidade menor que uma vez por ano. Se programe para, ao menos uma vez por semana, criar um conteúdo novo e relevante.

Curtiu? Já seguiria alguma dessas dicas? Lembra que falamos no tópico 8 sobre SEO? No nosso próximo artigo falaremos mais sobre ele e sobre o “Search Engine Marketing” e as diferenças entre SEO e SEM, não perca tempo, acesse já!

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Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.