4 dicas para identificar seu público-alvo

Por 10 de setembro de 2018Marketing, Mídias Digitais
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Para uma empresa ter um negócio mais rentável, a primeira e principal estratégia é identificar o seu público alvo.

Entender quem é seu cliente auxilia nas ações que serão tomadas para alcançar esse nicho de mercado e as estratégias mais adequadas às necessidades do cliente e aos objetivos da empresa.

Público-alvo é um grupo específico de organizações ou consumidores que compartilham de um perfil semelhante, suas características identificam quem serão os potenciais clientes.

Para saber exatamente quem é o seu público-alvo, a organização precisa de uma série de informações sobre os mesmos, por exemplo: quais são os seus verdadeiros interesses, idade, gênero, poder aquisitivo, escolaridade e hábitos de consumo.

É muito importante ter o maior número de informações sobre o público que está interagindo com você, assim o verdadeiro perfil estabelecido irá facilitar a chance de ter um bom relacionamento com o cliente e então conseguirá direcionar seus esforços para conquista-lo de fato.

Afinal do que adianta construir boas campanhas de marketing se o seu público não tem real interesse no que você está oferecendo?

  1. Pesquise:

A empresa/marca deve pesquisar e estudar o perfil dos seus públicos e do seu mercado, entender como a concorrência atua e a linguagem que ela usa também ajudará a a definir o seu público-alvo.

Comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor, assim você conseguirá analisar o que o mercado está pedindo e o como você deve trabalhar suas estratégias.

  1. Dialogue com o público de interesse:

Observe como é o comportamento do público que você deseja atingir, converse com eles e peça a opinião, ouça o que eles têm a dizer.

Esse processo ajudará a melhorar o seu produto e até mesmo economizar, as vezes tomamos decisões e medidas baseados no achismo e no que nós julgamos ser a melhor maneira de chegar até o cliente.

  1. Crie estratégias de comunicação:

Após todas as informações anteriores serem identificadas do seu possível público-alvo a empresa/marca deve criar os canais de comunicação mais apropriados para esse nicho segmentado.

Crie leads e preste atenção em pessoas que curtiram suas páginas ou demonstraram algum interesse no seu conteúdo. Já é o primeiro passo para chegar até elas.

  1. Identifique personas:

Com as principais características já identificadas do público-alvo, o mapeamento da empresa para com as pessoas pode e deve se tornar um pouco mais profundo, para então personificar o perfil do futuro cliente.

Abaixo, para que fique mais claro, a diferença entre público-alvo e persona:

Público-alvo

* definição ampla;

* não se refere a alguém específico;

* não trata sobre hábitos;

* grupo de pessoas que podem se interessar pelos produtos.

Persona

* definição específica;

* personagem específico;

* detalhes sobre hábito e trabalho;

* consumidor ideal.

Dessa maneira, cria-se um laço ainda maior com público-alvo/persona, podendo traçar estratégias mais assertivas para fidelizar o cliente e alcançar as metas estabelecidas da empresa.

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Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.