Inteligência Artificial e o Marketing Digital

Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Com o imenso alcance das mídias sociais e toneladas de dados deixados para trás durante navegações na internet, a Inteligência Artificial ou AI se torna uma ferramenta de grande potencial na área do marketing digital.

Seja para melhorar a experiência do consumidor, fazer análises de futuro e marketing direcionado, certamente ela será uma inesgotável fonte de pesquisas e dados para as empresas.

Por um tempo os profissionais de marketing ainda tinham restrições quanto ao uso da inteligência artificial em suas estratégias.

Porém em 2017 houve um significativo aumento dessa confiança principalmente graças à redução da ambiguidade dos resultados no momento em que uma grande variedade de setores passaram a obter benefícios cada vez mais satisfatórios.

Por meio de processos complementares como o Machine Learning, Big Data, Internet das Coisas e outros componentes, poderemos ver uma evolução considerável para a total liberação do potencial da Inteligência Artificial e nos próximos anos experimentaremos mudanças e teremos impactos visíveis na aplicabilidade dessa tecnologia.

Vejamos então de que maneiras essa evolução está tomando forma e quais serão suas aplicações práticas.

Personalizando a experiência do usuário em novos níveis:

Esse é o ponto onde a Inteligência Artificial vai ter um impacto mais significativo. O consumidor é o objetivo final de todo negócio e conteúdo é tudo para um profissional de marketing.

Alinhar a estratégia de marketing com o conteúdo obtido pelo uso da Inteligência Artificial será de enorme valia. Baseado nesses dados, como os comportamentos de compra e a análise das pesquisas dos consumidores na internet, campanhas com conteúdo customizado poderão ser produzidas em larga escala.

Com a diferença que isso poderá ser feito com cada consumidor e prospect.

Outro componente que trará grandes avanços no uso da AI para aperfeiçoamento da experiência do usuário são os Chatbots.

Eles são programados para interagir com o público se baseando nos dados que recebe. Alinhados com a comunicação textual tradicional, logo darão lugar a um sistema de comunicação multidimensional com componentes sensoriais como a voz e toque.

Isso personaliza toda a experiência do consumidor que vai se sentir falando com uma pessoa real com consciência.

A realidade aumentada também será um componente essencial nessa busca por novos canais de interatividade.

Ela oferece aos consumidores a opção de ver e sentir o produto antes da compra. Isso facilita a tomada de decisão, estimula uma resposta mais rápida do consumidor e sem dúvida trará grandes avanços na receita.

Tomando decisões com a ajuda do Marketing preditivo:

Sempre que um usuário navega pela internet, dados são gerados e coletados para a análise da IA. Esses dados trarão luz sobre as necessidades do usuário, comportamentos, e ações futuras.

Com base nesse conteúdo o marketing pode ser otimizado para ter um alcance mais relevante. As mídias sociais também produzem informações pessoais sobre o público, de grande valia para a criação de campanhas direcionadas.

Maior retorno de investimento usando reconhecimento de imagem.

O reconhecimento de imagem que antes se limitava à identificação de objetos isolados, hoje graças a softwares com IA habilitada permitem uma descrição detalhada de uma imagem.

As últimas tecnologias de reconhecimento conseguem realmente ler rostos humanos, emoções e identificar objetos. Essas inovações podem ser usadas de várias maneiras e aplicadas em vários setores.

Para o mercado bancário e para o mercado financeiro por exemplo, pode ser aproveitado para transações mais rápidas e trazem um aumento da segurança para o consumidor.

Usando a Inteligência Artificial como um elo entre as mídias sociais e ferramentas de busca, os profissionais de marketing poderão criar campanhas cada vez mais personalizadas que impactarão o consumidor de forma mais agradável e efetiva.

Tornando as compras mais rápidas, as tomadas de decisão mais simples e certamente trarão um ganho significativo ao mercado.

Vale a pena investir e conteúdo gerado por AI, o ganho para seu negócio será bastante relevante.

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.