O poder da prova social

Por 2 de outubro de 2018Marketing, Mídias Digitais
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 3 de outubro de 2018)

Quando vamos comprar um determinado produto ou usufruir de um serviço, é muito comum que procuremos a opinião e a avaliação de outras pessoas que compraram o tal produto ou usaram o serviço oferecido pela empresa. O que poucos sabem é que essas manifestações sobre produtos ou serviços se chamam prova social.

A prova social é uma técnica presente no marketing digital. Simples e fácil de entender, a prova social oferece diversos benefícios dentro de uma empresa, independente da área em que está inserida.

A prova social, dentro do marketing digital, tem como ação a conversão por meio da persuasão, ou seja, a prova social é uma forma de mostrar e expressar a opinião de pessoas reais em relação ao consumo ou em relação a utilização de determinadas coisas como, por exemplo, produtos ou serviços oferecidos.

Esse tipo de ferramenta do marketing digital pode ser expressado por meio de depoimentos dos consumidores da empresa, relatos sobre a utilização dos produtos ou serviço oferecido, quais foram as experiências obtidas durante essa ação, e até mesmo por meio de publicações nas redes sociais e entre outras formas que a prova social pode ser expressada.

Para entender melhor o que é a prova social e de uma forma simples, basta lembrar a última vez em que pesquisou tudo sobre um determinado produtos que desejou comprar, se outros clientes gostaram ou não, qual a opinião sobre o processo de compra até o consumo do produto, e entre outras questões que são levadas em conta quando se trata de ter certeza se vale a pena ou não comprar o tal produto. Essas manifestações são a pura prova social.

Com isso, a prova social oferece os mais variados benefícios para o negócio. Entre esses pontos positivos, temos a autoridade que a empresa pode adquirir.

Isso significa que, por meio da prova social, há a possibilidade de dar uma maior garantia para os novos clientes por meio de outros clientes que já usaram o produto ou serviço. Dessa forma, o novo cliente terá confiança e dará credibilidade para a empresa.

Outro ponto positivo da prova social é a aceitação. Quanto mais a empresa tiver provas sociais positivas, maior será a aceitação do produto ou serviço oferecido.

Além disso, a avaliação também é um fator positivo que a prova social pode trazer para a empresa. Ou seja, quanto mais o seu negócio possuir interações positivas por conta própria dos seus clientes, maior será a facilidade para chegar em boas avaliações da sua empresa.

Portanto, esses e outros fatores sobre a prova social trarão o crescimento da empresa. Afinal, a autoridade no assunto, a transparência, a avaliação positiva, estarão consolidadas para os antigos e novos clientes.

Esses são alguns fatores que mostram o quanto a prova social está presente na vida de todos e como ela pode ser positiva para uma empresa. Com isso, não há dúvidas de que investir na prova social é um ótimo caminho para se relacionar com os clientes.

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Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.

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