Pesquisa por voz e Marketing

Por 18 de setembro de 2018Marketing, SEO
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Mecanismos de pesquisa na web que permitem o uso da voz são cada vez mais usados em celulares e outras plataformas móveis e estão inclusive tomando espaço da pesquisa digitada tradicional. Graças a novas tecnologias oferecidas pelos principais buscadores, Google Chrome no Desktop e nos dispositivos móveis temos a Siri, Cortana, Google Now e Assistant e Bixby para os usuários da Samsung.

Há ainda opções mais recentes oferecidas pela Amazon e o Google Home que usam a fala como o principal canal de interação com o usuário. O Google Home por exemplo tem uma interface que o permite responder de acordo com uma página da web, explicitando a fonte da onde tirou essa informação e até manda o link para o aplicativo apenas com uma pergunta.

Com todas essas opções, vejamos como esses novos recursos podem influenciar e ser usados para otimizar os mecanismos de pesquisa (SEO) e como você pode entendê-los e aplica-los para melhorar o desempenho do seu blog ou site.

Os algoritmos de rankeamento do Google são atualizados constantemente para oferecer resultados cada vez mais precisos aos seus usuários, e graças a uma atualização apelidada de “Hummingbird”, obteve um ganho muito satisfatório nas pesquisas por voz por entender melhor aquilo que estava sendo pedido ou perguntado. O buscador interpreta a intenção e o contexto por trás das pesquisas, não apenas considera o significado das palavras-chave e apresenta os resultados mais pertinentes. O buscador entendeu melhor a semântica do conteúdo e a sua relevância para o usuário, tendo em vista o que está sendo procurando e por quê. Caso o algoritmo considere algumas páginas mais relevantes para o usuário, vai colocá-las à frente nos resultados, independente das palavras-chave corresponderem à pesquisa.

É importante lembrar que a pesquisa por voz tem particularidades que a diferem da pesquisa digitada. Quando digitamos algo para busca, usamos termos mais diretos ou robóticos. Por exemplo: “Pesquisa de voz e aplicações” enquanto que numa pesquisa por voz a frase costuma soar mais natural e utiliza mais termos, “Quais as melhores aplicações do marketing na busca por voz atual”.

Com o aumento do uso dos dispositivos móveis a busca por voz que ainda não é o meio mais comum de pesquisa cresce exponencialmente todos os anos. Quando em casa, no carro ou na rua são usados com mais frequência e tem outra particularidade, são usados primordialmente para buscas locais.

Como então você pode aperfeiçoar o seu blog ou página na internet para se beneficiar ao máximo das pesquisas por voz? Seguem algumas dicas que vão ajudá-lo nesse sentido.

Inscreva-se no “Google meu negócio”.

Nesse recurso você cadastra dados da sua empresa como horário de funcionamento, telefone endereço e até fotos. Em pesquisas locais sobre serviços ou produtos fornecidos pelo seu estabelecimento, esse tipo de informação oferecida irá sempre remeter a sua página e aumentar sua posição no ranking de buscas.

Coloque sempre respostas para perguntas frequentes na sua página ou site.

Descubra quais são as perguntas mais comuns dos consumidores sobre o seu negócio. Converse com representantes e vendedores dos seus estabelecimentos que tem um contato direto com o público, seja pessoalmente ou por e-mail e mensagens, e descubra quais são essas dúvidas. Existem ainda recursos como o “Google Search Console”, onde você pode descobrir quais são as palavras-chave que mais remetem a sua página e sites como o “answerthepublic.com” que também identificam os termos e perguntas mais usados em pesquisas sobre a sua área.

Mesmo que a busca digitada ainda seja o principal meio de pesquisa, a procura por voz vem ganhando cada vez mais espaço, e manter seu site atualizado para se beneficiar ao máximo dessa tecnologia é essencial no competitivo mercado digital. Procure entender sempre os mecanismos que controlam esse meio e de que forma pode adaptar seu marketing para estar sempre bem colocado nos rankings de procura.

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.