Porque devo estar presente nas mídias sociais

Por 17 de setembro de 2018Marketing, Redes Sociais
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

É cada vez maior a busca das empresas pelas mídias sociais para suas campanhas de marketing.

Vale observar que ao mesmo que atingem um público variado e numeroso, é preciso ter cuidado e atenção ao usar tais ferramentas para que suas estratégias tenham um retorno realmente efetivo.

Isso acontece muitas vezes porque as campanhas em mídia social não estão integradas com o conjunto da estratégia geral da empresa. São feitas de forma separada, às vezes por puro modismo sem saber direito o que querem, que público atingir e de que forma.

A comunicação realmente integrada planeja suas estratégias de marketing em todas as plataformas de forma concisa e uniforme, fazendo com que a mensagem seja eficiente. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de maneira homogênea para que a mensagem seja coerente e reforce o posicionamento e os ideais da empresa no mercado, não importando o formato do conteúdo ou os canais escolhidos.

As redes e mídias sociais estão presentes no mundo todo e cada vez mais um número maior de empresas trabalham para fazer parte desse network, utilizando-o como ferramenta de comunicação de marketing. Porém, a maneira correta de como utilizar esse canal que está sempre em constante desenvolvimento provoca algumas discordâncias entre os especialistas da área. Por isso é sempre importante estabelecer estratégias de comunicação integrada também no mundo virtual, mídias sociais e administrar bem essa interação.

Estar ou não nas mídias sociais?

Algo que deve ser considerado quando decidir entre estar ou não presente nas mídias sociais, são os clientes. Eles ditam a necessidade das empresas, seus produtos e serviços estarem presentes nessa mídia. Por isso, é primordial compreender as necessidades e desejos do seu público e o funcionamento dessas mídias assim como a evolução que advém delas, como a mudança do foco e da atenção do consumidor. Antigamente o marketing das empresas era concentrado nas mídias impressas e televisivas, hoje esse foco mudou, evoluiu, cresceu e se ramificou com o advento dos smartphones, canais de vídeos e aplicativos que levam informação, entretenimento e interação em tempo real às pessoas, e com isso abrem-se oportunidades variadas de marketing.

Planejando a estratégia…

Ao se definir qual caminho traçar e qual mensagem ser adotada, é a hora de planejar a estratégia. Para isso é importante que seu plano tenha:

* Identificação com seu público-alvo.

* Objetivos da comunicação bem traçados.

* Mensagem bem desenvolvida.

* Escolha clara das mídias a serem usadas.

* Orçamento pré-definido.

* Estabelecimento do mix de comunicação (propaganda, publicidade, relações públicas).

* Acompanhamento atento dos resultados.

* Gerenciamento rigoroso das ações de marketing.

Por que planejar?

O planejamento de marketing nas mídias sociais da sua empresa deve ser encarado como uma peça crucial no seu plano de comunicação integrada. Cada ferramenta de comunicação tem uma papel importantíssimo na sua estratégia de marketing e todas as campanhas de marketing digital e links patrocinados em sites de redes e mídias sociais, como Facebook, Instagram e YouTube além dos sites buscadores, são essenciais em todas as suas estratégias de divulgação do seu negócio, desde que direcionados de maneira assertiva.

Trabalhando corretamente é possível desenvolver um planejamento de comunicação empresarial eficaz em mídias sociais para que a participação da sua empresa nos novos canais e tecnologias transcorra de forma moderna e alcance uma grande visibilidade junto ao público consumidor, seus clientes e parceiros. Sem nunca perder o foco e uniformidade da sua mensagem, para que o posicionamento da imagem da empresa, de suas marcas, produtos e serviços seja sempre homogêneo em todos os canais divulgados.

As novas ferramentas e os seus benefícios não devem ser descartados, porém sua implementação deve ser colocada em prática junto a um planejamento de comunicação [2] [3] bem elaborado. Então agora que já sabe a melhor maneira de integrar suas mídias em torno de uma única mensagem, desenvolva bem a imagem de sua empresa e divulgue sem medo de ser feliz o seu trabalho.

 

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Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.