Você sabe o que é Branding?

Por 12 de junho de 2018Marketing
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Certamente você já ouviu a palavra branding em algum lugar ou até mesmo atrelada com grandes marcas. Mas você sabe o que é branding? De uma maneira simplificada branding é a gestão da marca, desde a criação da marca, ações de marketing e até o dia a dia dentro da empresa.

Mas e é tão importante assim?

 

Certamente que é. Antes da criação de uma marca ou empresa é preciso pensar e planejar todos os processos, as etapas que serão vencidas a cada conquista.

Pense em uma marca, qualquer uma. Veio as cores, as letras, as formas e até algumas lembranças e sensações, não é mesmo? Sinal de que o branding dessa marca foi bem feito, seja na concepção ou no decorrer dos anos.

Ainda não estou tão convencido assim…

Pois vamos citar alguns exemplos para lhe convencer da importância do branding:

– Coca-Cola: Figurinha carimbada em qualquer lista de exemplos, mesmo se você só ver uma folha vermelha com uma linha ondulada branca você será remetido ao refrigerante.

– RedBull: Apesar de ser uma empresa relativamente nova – começou a ser produzida em 1987 – e não ter nenhum diferencial entre as bebidas energéticas desde o começo se atrelou em termos como esporte, aventura o que fortaleceu ainda mais o slogan “RedBull te dá asas”.

– Nike: Pense bem, faz muito tempo que a empresa de equipamentos esportivos estadunidense não usa mais o nome em suas peças publicitárias, tornou sua marca tão forte que apenas o Swoosh já diz que aquele produto é da Nike.

– Apple: Tão manjada quanto Coca-Cola é a gigante de tecnologia Apple. Desde o princípio ela buscou transmitir qualidade em seus produtos sem esquecer um design diferenciado, marca que acompanha a empresa até hoje.

– Anitta: Ela mesma, a cantora Anitta fez a lição de casa e se reinventou (rebranding, ou seja, refazer o branding), criou uma unidade visual entre todas as suas redes sociais, a cada lançamento de clipe novo ela gerava uma expectativa frente à nova música.

A, mas tudo isso é caro

Nem tanto. A gestão de redes sociais na qual a Anitta dominou debates do pessoal que estuda comunicação no ano de 2017 é praticamente gratuita. E a logo da Nike, em 1971, custou apenas 35 dólares.

Mais uma coisa

Então, viu como a gestão da marca é importante para a sua marca/empresa e nem sempre é tão caro quanto parece? O que está esperando para começar ainda hoje a traçar um plano para sua marca crescer ainda mais?

Claro que ainda dá tempo!

Deixe seu comentário
Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.