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7 Dicas para Campanhas de Google Ads Bem Sucedidas

Por 3 de dezembro de 2018 nenhum comentário
Tempo de leitura aproximado: 10 minutos(Atualizado em: 3 de dezembro de 2018)

O Google Ads é uma das plataformas de publicidade mais avançadas que permitem que grandes e pequenas empresas divulguem seus produtos e serviços na frente de clientes em potencial, em questão de horas!

Se você estiver usando a plataforma, saberá que existem inúmeras opções e configurações de segmentação que atendem a diferentes tipos de empresas. Essas inúmeras opções e configurações podem ser complicadas e difíceis de entender ao lançar uma nova campanha de marketing, que pode facilmente incluir uma grande fatia do orçamento de marketing gasto sem atingir suas metas de marketing. Eu vi isso traduzir para milhares de dólares desperdiçados em gastos com anúncios.

Neste artigo, compartilharemos 7 principais dicas para garantir que sua empresa esteja obtendo um retorno do investimento (ROI) saudável para cada dólar gasto no Google Ads.

Dica 1: Estrutura da conta

 

Uma conta do Google AdWords bem estruturada é imprescindível se você quiser que seu gasto com publicidade gere lucro. A base de uma conta bem estruturada é toda sobre relevância. O custo por aquisição (CPAs) caiu até 60%, simplesmente melhorando a estrutura de uma conta do Google AdWords.

Palavras-chave, anúncios, e grupos de anúncios em cada campanha devem estar estreitamente relacionados. Por sua vez, o Google irá recompensá-lo reduzindo os custos de publicidade. Aqui está um exemplo de uma conta do Google Ads bem estruturada com duas campanhas diferentes que são segmentadas por nicho. Observe como o grupo de anúncios, as palavras-chave e os anúncios de cada campanha têm um tema consistente.

Dica 2: Comece Com Campanhas de Rede de Pesquisa

 

A Rede de Pesquisa é o alvo quando se trata de segmentar os clientes mais ativos para seus produtos e serviços. Assim, sem dúvida, as campanhas da Rede de Pesquisa devem ser seu primeiro ponto de contato.

 Ao contrário do marketing na Rede de Display, que interrompe seus clientes em potencial enquanto eles navegam na Web, os clientes em potencial na Rede de Pesquisa realmente realizaram uma ação buscando uma solução para o problema, já qualificando-os como um lead.

Eles estão mais próximos do final do seu funil de marketing, o que os torna mais propensos a converter em um lead ou cliente. O lançamento na rede de pesquisa também oferece uma boa ideia de palavras-chave contextuais que podem ser transferidas para a Rede de Display.

Dica 3: Orçamentos Diários Baixos e CPCs (cost-per-clicks ou custo por clique)

 

Ao lançar novas campanhas do Google AdWords, é difícil determinar quanto tráfego seus anúncios receberão e com que rapidez você gastará seu orçamento. A última coisa que você quer fazer é gastar alguns milhares de dólares nas primeiras horas ou dias sem muitas conversões para exibir para seus gastos com anúncios. Já vimos isso acontecer!

Para evitar, recomendamos que você defina seu orçamento diário para metade ou até um quarto do orçamento diário real que você tem em mente, especialmente quando você é novo no jogo. Isso permitirá que você facilite a campanha enquanto monitora o desempenho do tráfego com base em sua segmentação.

Para campanhas nas quais você seleciona lances de CPC manuais, também recomendamos começar com CPCs mais baixos e aumentar seus lances conforme necessário, com base nos resultados produzidos pelas palavras-chave.

Dica 4: Cópia do Anúncio e Imagens

 

A cópia do anúncio é sem dúvida a parte mais importante da sua campanha do AdWords. É responsável por atrair as perspectivas corretas e, ao mesmo tempo, repelir aqueles que não se converterão em clientes. Aqui acreditamos que copy é tudo. Eu recomendamos testar duas ideias muito diferentes em sua copy de anúncio.

Seu público-alvo sempre responderá melhor a uma das duas grandes ideias. Também recomendamos acompanhar seus resultados de forma a comparar os resultados de vendas de cada anúncio. Você pode usar o texto do anúncio vencedor em todo o seu funil de marketing e expandir seu sucesso.

Para anúncios que são exibidos na rede de display, as imagens são tão importantes quanto a cópia do anúncio. As imagens escolhidas para seus anúncios precisam atrair a atenção de possíveis clientes para que eles cliquem em seu anúncio.

Resumindo: a imagem do anúncio deve separá-lo do restante de todas as milhões de campanhas existentes. Recomendamos testar imagens de aparência natural contra imagens tiradas de sites de imagens de ações. É impossível saber qual imagem terá melhor desempenho sem testes. A captura de tela abaixo mostra uma imagem de quadro-negro, testada em relação a imagens de aparência natural na campanha da Rede de Display.

Dica 5: Teste e Rastreamento Precisos

 

O teste e o acompanhamento não são uma opção se suas campanhas do Google Ads tiverem sucesso. Na maioria dos casos, ao iniciar uma campanha, seus CPAs iniciais serão mais altos do que os CPAs desejados. Testar diferentes palavras-chave, anúncios e estratégias de lances ajudará você a encontrar a melhor opção para atingir suas metas de CPA.

Para que o Google acompanhe corretamente as conversões, as tags de conversão do Google Ads devem estar nas páginas de agradecimento dos seus clientes em potencial, depois de tomar a ação de conversão desejada no seu website. Veja um exemplo do código de acompanhamento do Google AdWords que é colocado na página de agradecimento.

O Gerenciador de tags do Google (GTM) é uma ótima maneira de ajudar a gerenciar tags de rastreamento. Sua interface amigável ajuda no rastreamento de tags do Google, além de rastreamento e testes de terceiros. Gosto de pensar no GTM como uma caixa na qual todos os códigos de snippets de JavaScript são armazenados, para aplicativos de rastreamento do Google e de terceiros.

O GTM consiste em três partes:

1) A tag principal adicionada a cada página na qual você deseja coletar informações.
2) Disparadores que determinam quando a tag é executada.
3) Variáveis ​​usadas para receber e armazenar informações usadas por tags e triggers.

Você também pode acompanhar conversões de campanhas que não estão na web, como campanhas de aplicativos, telefone e off-line

Dica 6: Campanhas Configuradas por Tipo de Dispositivo

 

Com o uso de celulares em alta, há uma boa chance de que uma grande porcentagem do seu tráfego do Google Ads seja proveniente de dispositivos móveis. Não é uma boa ideia assumir que o tráfego de desktop e móvel produz os mesmos resultados.

Recomendamos categorizar as campanhas por tipo de dispositivo.

A estruturação de suas campanhas por tipo de dispositivo permite que você gerencie o tráfego de área de trabalho independente do tráfego de dispositivos móveis. Isso permitirá que você defina lances separadamente, crie diferentes funis e acompanhe facilmente os resultados por dispositivo, garantindo que você tenha total controle do seu ROI, independentemente do tipo de dispositivo.

Dica 7: Configure a Lista de Palavras-Chave Negativas na Rede de Pesquisa

 

Quanto menos restritivo for o tipo de correspondência de palavra-chave na Rede de pesquisa (modificador de correspondência ampla e ampla), maiores as chances de que seu anúncio seja acionado por frases de pesquisa que não tenham relação com seus produtos e serviços.

É uma boa ideia garantir que você não esteja recebendo cliques de pesquisas não relacionadas em suas campanhas. A guia “termos de pesquisa de palavras-chave” é uma ótima ferramenta para eliminar essas palavras-chave indesejadas de suas campanhas. Você pode adicionar essas frases como palavras-chave negativas, que impedirão a exibição do seu anúncio no futuro, quando essas frases forem usadas nas pesquisas.

No Google Ads, você pode configurar palavras-chave negativas em um grupo de anúncios ou em um nível de campanha. A definição de uma lista principal de palavras-chave negativas no nível da campanha abrangerá todos os seus grupos de anúncios dentro de cada campanha.

Para configurar sua lista de palavras-chave negativas, Clique na guia “Palavras-chave” dentro de uma campanha específica e, em seguida, clique na guia “Palavras-chave negativas”. Você pode adicionar palavras-chave no nível do grupo de anúncios ou da campanha clicando no botão vermelho “palavras-chave” vermelhas.Lembre-se de que as palavras-chave negativas também podem usar tipos de correspondência ampla, ampla correspondência e frase exata para controlar o tráfego que aciona seu anúncio.

Fonte: Medium

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

9 anos de experiência digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.