Pixel de Facebook: o que é e para que serve?

Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 3 de outubro de 2018)

Você acha a publicidade do Facebook confusa? Atualmente, é de conhecimento popular que a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, e que todos os recursos a tornam uma plataforma de publicidade muito poderosa.

No entanto, essa ampla gama de recursos adiciona certa complexidade, e uma das coisas que deixa certas pessoas com uma interrogação na cabeça de muita gente é o pixel de Facebook.

O pixel de Facebook não é tão incomum quando se trata de ferramentas de publicidade, porque os pixels são comuns em toda plataforma que permite anúncios.

No entanto, cabe uma explicação rapidinha sobre como funciona essa ferramenta dentro do universo dos anúncios, não é mesmo? Então vamos lá:

Os pixels são usados ​​para criar um cookie que rastreará os visitantes do site, para que, mais tarde, você possa anunciar sua página de maneira a se encaixar no interesse do usuário. Isso é chamado de redirecionamento.

Depois de anunciar aos visitantes anteriores do site, os pixels também podem ser usados ​​para rastrear o comportamento deles quando voltam a visitar a página. Isso ajuda você a medir a eficácia de seus anúncios.

Desmistificando o pixel de Facebook

Mas, calma! Embora o pixel de Facebook pareça confuso, ele torna a publicidade no Facebook muito mais efetiva. Ele permite que você não apenas saiba exatamente para quem está anunciando, mas também acaba te dando uma melhor compreensão de como seus anúncios estão funcionando.

O Facebook costumava ter um pixel de público personalizado para redirecionar visitantes do site e pixels de conversão para rastrear conversões de sites, como vendas. Embora cada conta de publicidade tivesse apenas um pixel de Facebook personalizado, você poderia criar muitos pixels de conversão – um para cada página da web em que queria acompanhar as conversões.

Agora, o novo pixel de Facebook tem uma reotimização de rastreamento de todos construídos em um. Ou seja, pode não parecer, mas agora o processo de utilização é um pouco mais simples. Vamos a alguns passos de como usar o pixel de Facebook.

Público Personalizado

O Facebook te ajuda a acompanhar os visitantes da sua webpage quando você personaliza o público-alvo. Se tiver o pixel do Facebook instalado, ele acompanhará os movimentos de qualquer visitante em seu site que tenham logado a Rede Social.

Ele irá registrar quais páginas no seu site visitam, quais páginas eles não visitam e quando eles visitam. Usando esses dados, você pode anunciar para grupos de pessoas muito bem-orientados.

Funciona assim: o Facebook anuncia para grupos de usuários (públicos-alvo personalizados do site) com base no comportamento compartilhado. Desde pessoas que visitaram seu site nas últimas 24 horas a até aquelas que visitaram seu site nos últimos 180 dias, mas que não voltaram em 30 dias, ou mesmo as que visitaram uma página específica em seu site.

O mais bacana é que os públicos-alvo são personalizados independentemente dos anúncios. Uma vez que essa audiência é criada, você pode escolher quando anunciar para ele e quais anúncios usar.

Conversões personalizadas

O legal no pixel de Facebook é a capacidade de criar conversões personalizadas do mesmo modo que é possível criar públicos-alvo personalizados. Funciona assim: você cria a conversão selecionando uma página de conclusão e nomeando a conversão.

Acho que você já deve ter visto algo do tipo: “Obrigado por fazer compras, o seu pedido está a caminho!” ou “Obrigado por se inscrever, você receberá seu primeiro e-mail em breve!”. Ou seja, da mesma forma que público alvo, você cria conversões personalizadas independentemente de seus anúncios e, então, escolher quando usá-las no futuro.

Como o trabalho do pixel de Facebook é rastreamento, facilmente ele faz essa atividade quando alguém visita uma página de conclusão – especialmente as pessoas que clicaram em seus anúncios.

O interessante sobre conversões personalizadas é que, uma vez que é criado, será rastreado para todos os seus anúncios, quer você opte por otimizar ou não. Todas as suas conversões personalizadas estão sempre sendo rastreadas. A qualquer momento, você pode criar um relatório para um de seus anúncios que mostrará a taxa de conversão para qualquer uma das suas conversões personalizadas.

E aí? Pronto para usar o pixel de Facebook?

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Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.

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