7 gatilhos mentais mais poderosos

Quando se trata de ter o próprio negócio, é importante procurar investir nos mais diversos meios capazes de fazer com que ele tenha um sucesso cada vez maior, e um deles envolve gatilhos mentais poderosos.

Mas o que seriam gatilhos mentais poderosos? Para entender, é necessário primeiro ter noção de qual modo o cérebro toma determinada decisão.

Esse procedimento ocorre do seguinte modo:

Primeiro, o cérebro recebe uma informação, e então começa a processá-la para decidir qual é a melhor ação a fazer com isso. Quando a consciência do indivíduo escolhe um caminho a seguir, uma sensação de decisão devidamente tomada é enviada diretamente ao organismo, que passa a processá-la acreditando que ela é realmente racional.

Após isso, as atitudes dessa pessoa são conforme a decisão que foi tomada.

Sendo que os gatilhos mentais poderosos agem nesse exato momento de escolha do que fazer e como, tendo a capacidade de persuadir a pessoa para que ela faça algo, como comprar um produto por exemplo.

De forma que eles causam um estimulo na emoção, e têm a capacidade de rebater qualquer tipo de objeção que a razão crie para não ir de acordo com o que é esperado no contexto.

Esses gatilhos podem ser utilizados de diversos modos, como em anúncios, e-mails, blogs e até mesmo cartas de venda que tenham o intuito de promover algum produto ou serviço.

7 tipos de gatilhos mentais poderosos

 

  1. Gatilho mental da segurança: Esse é o primeiro da lista de gatilhos mentais poderosos justamente por ser extremamente importante. É necessário que você passe segurança de seu produto ou serviço em questão, tanto a segurança que ele te dá, quanto também aquela que o indivíduo poderá ter por meio dele. Uma ótima forma disso é apresentar números. Exemplo, dizer que x pessoas o aprovaram.

 

  1. Gatilho mental da razão: Ele mostrará o motivo de alguém fazer algo. Ao invés de simplesmente você dizer que a pessoa deve comprar algo, você mostrará o porquê ela precisa fazer isso. Usar dados como de pesquisas é ótimo. Exemplo: pesquisa mostra os x benefícios desse produto.

 

  1. Gatilho mental da prova social: É quando você demonstra que certas pessoas aprovam determinado ponto em questão. Uma forma de fazer isso é falar quantas pessoas já o aderiram, ou então já o procuraram.

 

  1. Gatilho da autoridade: Um ponto muito importante entre os gatilhos mentais poderosos, é o gatilho da autoridade, que é quando um especialista no assunto dá veracidade a algo, como um grande cabelereiro atestando um produto capilar.

 

  1. Gatilho mental da reciprocidade: Ele ocorre quando você fornece gratuitamente certas informações ou simples serviços ao seu público, que então para agradecer irá comprar determinado item.

 

  1. Gatilho mental da afinidade: Quando você cria uma ligação entre o item em questão que está divulgando e o público-alvo. Para isso, é importante conhecer como agem os possíveis compradores. Exemplo: Eu também já sofri com o problema x, assim como você.

 

  1. Gatilho da escassez: Quando você delimita a possibilidade de o indivíduo adquirir o produto ou serviço, isso faz com que seja provocado nele um senso de urgência. Isso ocorre seja se limitar o tempo ou até mesmo a quantidade. Exemplo: restam apenas x produtos, ou esse valor durará x dias.
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Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.