Algoritmo: Como funciona o engajamento do Instragram

Por 10 de setembro de 2018Mídias Digitais, Redes Sociais
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

O instagram hoje é uma das principais redes sociais do mundo, já são 800 milhões de adeptos a essa ferramenta social.

No Brasil já atingiu o 2º lugar como queridinho dos patriotas e se tornou uma das redes mais engajadas no último ano, por isso ganhou a graça não só de usuários, mas também das empresas que querem se manter no mercado e crescer.

Então vamos entender como isso acontece utilizando o Instagram?

O algoritmo é o que faz tudo comunicar e de forma crescente, tem o objetivo de fazer com que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar, o mais rápido possível.

Os três princípios básicos do algoritmo são o engajamento (ainda o principal) a chance de os posts serem exibidos para mais usuários e ganhar mais visibilidade dependerá do engajamento inicial da sua publicação, por isso os posts não aparecem mais em ordem cronológica e aí que entra a temporalidade do algoritmo pois ainda seguem uma lógica temporal e por último mas não menos importante, o relacionamento, o instagram analisa todo o trajeto percorrido pelo usuário e a partir dele “entende” a relevância das publicação e segmentas elas até você.

Para o instagram um post que tenha muito engajamento significa que ser um post de qualidade (número de curtidas, comentários, visualizações, directs, compartilhamentos), sendo assim a interesse que ele esteja no alcance de mais pessoas e podendo chegar a aba

Explorar até as principais publicações de uma hashtag, o que significa o aumento considerável de acessos e visibilidade do usuário.

Ainda falando de engajamento, existe a chamada “regra dos 10%”, o aplicativo entrega o post para apenas 10% da sua audiência, se a publicação tiver um bom retorno nos primeiros minutos da publicação o algoritmo dispara para os 90% restantes.

Então os primeiros momentos do post são preciosos, é muito importante caprichar na publicação, principalmente as empresas que contam com essa ferramenta para se manterem destacadas no mercado.

Por isso, dedique um bom tempo do seu trabalho na produção de um bom conteúdo e uma legenda excelente. Automação de comentários e curtidas estão sendo vigiadas, e elas podem fazer com que você perca seguidores e visibilidade no instagram, muito cuidado, pois o algoritmo do app diminui a relevância dessas interações pois são vistas como spam.

Para driblar o algoritmo você não precisa de muito, apenas provar que não é um robô.

E como fazer isso?

Nada difícil, mantenha conversas naturais com seus seguidores e conteúdo que leve os internautas a interagirem com você e entre si. Afinal o objetivo do instagram é fazer com que todos passem o máximo de tempo possível na ferramenta.

Um bom conteúdo é a chave para abrir a porta do sucesso no instagram, então esforço na criação de um planejamento estratégico e no desenvolvimento de bons temas para engajar o público e conseguir atingir o objetivo.

Para entender melhor como as mídias sociais chegam até o cliente que você deseja, segue para o próximo artigo e descubra como identificar o seu público algo!

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Priscilla Thives

Priscilla Thives

Designer Gráfico com especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Na SocialBrand, Priscilla juntou o melhor do seu conhecimento somado ao amor pela profissão. Totalmente workaholic, criou o site de viagens Houseless onde descreve a experiência de viajar e trabalhar como nômade digital pela América do Sul, além da marca feminina amevoce.com