O que é SEO Title e Title Tag?

Por abril 4, 2018SEO
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Você já ouviu falar das técnicas de SEO Title e Title Tag? O title é exatamente o título de uma determinada página em HTML. E este é apontado como o principal elemento para otimizar um site, na hora de utilizar as técnicas de SEO. Ou seja, para fazer com que esta página se torne mais relevante.

O title tag é apontado como um dos itens mais influenciadores para o melhor posicionamento de um site no Google. Muitos o consideram até como o principal fator de influência. O objetivo do algoritmo do principal site de pesquisa do mundo é que seja mostrado às pessoas os resultados de maior relevância, de acordo com a busca do usuário.

Se pesquisarmos algo no Google, e nenhum destes resultados ser relacionado à palavra-chave procurada, não teremos uma boa experiência neste site.

O título ligado aos resultados de busca é fundamental, e nos ajuda a encontrar o que realmente procuramos. É comum que, ao fazer uma determinada pesquisa, os principais sites apontados mostram exatamente as palavras que procuramos.

As tags que aparecem nos resultados do Google são, na maioria das vezes, exibidas ainda no título dos nossos resultados de busca, na cor azul, e em negrito. É grande a possibilidade do assunto estar mesmo inserida dentro do site que apareceu como buscado.

Isso faz com que a experiência das pessoas com o Google se torne cada vez mais efetiva. Assim, cada palavra-chave que você deseja inserir no site, para ter maior visibilidade no mecanismo de busca, deve estar ligada a página do seu site.

Onde é possível encontrar a title tag?

A title tag fica localizada no código fonte da página, entre os marcadores <head> e </head>, presentes no início do código HTML. Esta tag pode ser facilmente localizada em uma página. O jeito mais simples de se encontrar é, no momento de carregar a página, visualizar na aba do navegador. Ao deixar o mouse em cima da aba, o title por inteiro é exibido.

Se um site não usa a title tag adequadamente, os buscadores recorrem ao conteúdo ligado ao site. Assim, gera um título automático, e será utilizado no resultado da busca. Em vez do título, surge o nome do arquivo, ou então o conteúdo das tags presentes.

Qual a melhor maneira de redigir um title tag

No momento de digitar o title de uma página, é importante considerar tanto o Google quanto as pessoas que lerem a tag nos resultados deste site. Se um título for escrito de maneira inadequada, mesmo que o posicionamento deste seja muito bom, acabará recebendo poucos cliques. Abaixo, confira algumas recomendações.

Crie uma página para cada palavra-chave que deseja que apareça no Google. Coloque palavras-chave ligadas a página de início do título. Não repita esta palavra, e coloque apenas uma vez na referência. Da mesma forma, não há a necessidade de colocar o nome da empresa em todos os títulos. Desta maneira, seu site terá mais chances de ser bem encontrado.

Deixe seu comentário
Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.