SEO e SEM: Entenda a diferença entre eles

Por 9 de julho de 2018SEO
Tempo de leitura aproximado: 11 minutos(Atualizado em: 12 de novembro de 2018)

Cansado de esperar por seus esforços de SEO para pagar? Pode ser hora de considerar o marketing do Search Engine .

Pode ser extremamente frustrante investir muito tempo e dinheiro na construção de sua marca e de seu site, apenas para perceber que você nem está na primeira página ainda … ou nas três primeiras páginas.

Infelizmente, enquanto o tempo, o grande conhecimento técnico e algumas pesquisas aprofundadas de palavras-chave permitirão que você suba pelas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs), a otimização do mecanismo de busca (SEO) leva tempo. A boa notícia é que o marketing do mecanismo de busca (SEM) pode ajudá-lo a pular alguns passos e muito tempo.

Neste post, vamos dar uma olhada no marketing do mecanismo de busca, como ele é diferente do SEO e como começar.

Search Engine Marketing vs SEO 

SEO e SEM: qual a diferença?

Até há relativamente pouco tempo, a otimização de mecanismos de busca costumava se enquadrar no termo genérico “search engine marketing”, mas ambos se tornaram tão complexos que o SEM e o SEO agora existem como duas entidades separadas (mas intimamente relacionadas).

A otimização de mecanismos de pesquisa está focada em melhorar seu site para aumentar seus rankings nos mecanismos de pesquisa orgânica. O SEO basicamente gira em torno da colocação de palavras-chave estrategicamente em todo o site, criação de links , estabelecimento de autoridade do site e uso de metadados que podem ser rastreados pelo Google.

marketing de mecanismos de busca

O marketing SEM posicionará você nos espaços “Ad”, enquanto o SEO ajudará você a se classificar bem organicamente.

Com o marketing do mecanismo de busca, por outro lado, você paga para jogar nos SERPs . Essencialmente, você paga para exibir seus anúncios para os usuários que estão pesquisando ativamente as palavras-chave que você está segmentando. Você não precisa de uma autoridade alta do site para poder aparecer na primeira página do Google quando estiver disposto a pagar por ela.

Eu preciso de ambos SEM e SEO?

Você  absolutamente precisa tanto de SEM quanto de SEO? Não. Mas você acabará recebendo muito mais leads e vendas se implementar os dois? Absolutamente sim.

É sempre uma boa ideia otimizar seu site de acordo com as práticas recomendadas de SEO. Você quer estabelecer uma base sólida que o coloque tão longe nas SERPs organicamente quanto possível. Afinal de contas, os cliques de SEO são basicamente gratuitos – por que você não quer tantos quantos consegue?

A utilização do marketing de mecanismos de pesquisa, no entanto, pode acelerar significativamente sua capacidade de construir sua marca e sua base de clientes. Ele o colocará na frente de públicos-alvo que estejam procurando ativamente produtos, serviços e marcas como os seus. Você quer aparecer no topo de suas pesquisas ou outra pessoa conseguirá a venda.

Plataformas de Marketing do Search Engine

A maioria dos mecanismos de pesquisa tem uma plataforma de anúncios para o marketing de mecanismos de pesquisa. A plataforma mais conhecida (e eficaz) para usar é o Google AdWords . Bing Ads e Yahoo Search Ads também são plataformas SEM que você pode usar.

motor de busca marketing vs search engine optimization

É importante notar que, embora todas as plataformas SEM utilizem um modelo de publicidade PPC (pay-per-click), nem todas as PPC são SEM.

Anúncios do Facebook e outras plataformas de anúncios de mídia social, por exemplo, são plataformas de pagamento por clique que não se enquadram na categoria SEM. Em vez de exibir seus anúncios para pessoas que pesquisam por conteúdo semelhante, como os anúncios da rede de pesquisa, os sites de mídia social apresentam seu produto a pessoas que acabam de navegar pelos feeds. Esses são dois tipos muito diferentes de publicidade on-line.

Palavras-chave ainda são importantes para o SEM?

Palavras-chave são tudo para SEM, assim como são para SEO. Quando você executa campanhas de SEM, escolhe palavras-chave que determinam quais anúncios serão exibidos em quais pesquisas.

Como resultado, a pesquisa aprofundada de palavras-chave é a chave para executar uma campanha de marketing de mecanismo de pesquisa bem-sucedida. Você deseja veicular suas campanhas segmentando os termos exatos certos … ou perderá seu público-alvo.

SEM vs. SEO

Digamos, por exemplo, que você administra uma empresa de construção civil que ajuda com reparos domésticos após desastres naturais e deseja anunciar esse serviço. O termo oficial para o serviço é “restauração de incêndio”, mas a pesquisa de palavras-chave pode indicar que os clientes em sua área pesquisam “reparo de incêndio” ou “consertar dano de incêndio”. Se você não otimizar essas duas palavras-chave, perderá em muito tráfego e clientes em potencial, mesmo que a “restauração de incêndio” seja tecnicamente mais correta.

Quais palavras-chave devo escolher?

Escolher as palavras corretas pode (e provavelmente irá) fazer ou quebrar suas campanhas de marketing nos mecanismos de busca. Você quer atirar para palavras-chave que têm alto volume e baixa concorrência. Isso aumentará a probabilidade de seu anúncio ser bem classificado e diminuir seu CPC (cost-per-click ou custo por clique).

Felizmente, você não precisa escolher palavras-chave cegamente e esperar que os resultados cheguem antes de descobrir quais palavras-chave têm volume adequado e um CPC aceitável. Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar para fazer pesquisa de palavras-chave SEM (clique no link para mais informações sobre como fazer pesquisa de palavras-chave para o marketing do Search Engine).

o que é SEM
Além de fornecer informações sobre o volume de pesquisa e o nível de concorrência das palavras-chave, a maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave também fornecerá informações detalhadas sobre o CPC estimado médio ou atual para determinadas palavras-chave. Isso é particularmente importante para empresas com orçamentos de anúncios menores, e esse recurso permite prever se determinadas palavras-chave serão realmente benéficas para suas campanhas publicitárias ou se elas custarão muito caro.

Quanto devo oferecer?

Embora seja importante escolher as palavras-chave corretas, se você quiser que seus anúncios tenham uma boa classificação e gerem resultados lucrativos, é necessário ter uma estratégia de lances eficaz.

Todas as plataformas de marketing de mecanismos de pesquisa funcionam em um sistema de lances, em que os anunciantes fazem lances para determinadas palavras-chave e públicos-alvo. Quem quer que lance mais, classifica o mais alto. A boa notícia é que você só precisa pagar o suficiente para superar o próximo lance mais alto. Assim, mesmo que você ofereça US $ 1.000 e o próximo concorrente mais baixo ofereça US $ 11,74, você terá que pagar apenas US $ 11,75.

o que é marketing de mecanismos de busca?

No entanto, apesar de lances de US $ 1.000 em cada palavra-chave e ranking # 1 para cada pesquisa relevante parece bom em teoria, a maioria das empresas tem que jogar um jogo de equilíbrio entre maior e pagar muito por cliques. Afinal, se custar US $ 17,56 para se classificar na posição 1, mas você só pode pagar US $ 5,00 por clique, oferecer US $ 1.000,00 em uma palavra-chave para garantir que a posição número 1 seria uma ótima maneira de fazer lances fora dos negócios.

Felizmente, mesmo que você não possa pagar o CPC da posição 1, a maioria das plataformas de SEM considera a qualidade de seus anúncios, o que pode ajudá-lo a superar a concorrência, mesmo que você não possa se dar ao luxo de superá-los.

Por exemplo, o Google atribui a cada anúncio um índice de qualidade e leva em consideração esse índice de qualidade ao calcular onde seu anúncio está classificado:

Índice de qualidade e gráfico de classificação do anúncio - Publicidade disruptiva

Para calcular o seu índice de qualidade, a maioria das plataformas de SEM analisa a intensidade da sua página de destino e a relevância do seu anúncio para as palavras-chave selecionadas. Como um CPC mínimo exigido pode significar que você pode pagar por mais canais de anúncio a longo prazo, otimizar seu índice de qualidade pode ajudar muito suas campanhas.

Conclusão

Como o marketing de mecanismo de pesquisa coloca você diretamente na frente de usuários que estão procurando ativamente o que você tem a oferecer, o SEM pode ser um ótimo investimento para sua empresa. Destacar todos os resultados orgânicos que seus clientes em potencial com baixo funil veem é uma enorme vantagem, mesmo que você tenha que pagar por cada clique.

Quer executar campanhas de SEM, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conoscoe veja o que podemos fazer por você aqui na Disruptive Advertising.

O que você acha? Você investiu no marketing de mecanismos de busca? Quais plataformas de SEM você usou? Quais práticas recomendadas funcionam para você? Compartilhe seus pensamentos, conhecimentos e experiências nos comentários abaixo! 

FONTE https://www.disruptiveadvertising.com/adwords/search-engine-marketing/
Deixe seu comentário
Lauana Pereira Iyama

Lauana Pereira Iyama

7 anos de experiência no mercado digital, é especialista em SEO e ferramentas para webmasters.