Variedades

Carreira Publicitária: Nizan Guanaes

By 14 de agosto de 2018 outubro 2nd, 2018 No Comments
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 2 de outubro de 2018)

Nascido na cidade baiana de Salvador em maio de 1958, Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, mais conhecido por Nizan Guanaes é um dos maiores publicitários da história do Brasil.

É sócio e cofundador do Grupo ABC de Comunicação, holding que reúne atualmente 18 empresas nas áreas de marketing, comunicação, conteúdo e entretenimento sendo o maior conglomerado de comunicação da América Latina e um dos maiores do mundo. Atualmente o Grupo ABC faz parte do estadunidense Grupo Omnicom.

Começo de Carreira

Começou atuando na sua cidade natal como redator publicitário, anos depois se mudou para o Rio de Janeiro onde acabou trabalhando na agência de publicidade Artplan.

No ano de 1985 se mudou para São Paulo onde acabou trabalhando em agências como DPZ e W/GGK (atual W/McCann).

No ano de 1988 recebeu o prêmio Leão de Ouro do Festival de Cannes com a criação do comercial “Hitler” para a Folha de São Paulo, anúncio que, inclusive, é considerado um dos 100 melhores anúncios já criados no mundo.

Premiações

Como não pode deixar de ser, é um dos publicitários brasileiros mais premiados ao redor do mundo, tendo o reconhecimento de órgãos não só de comunicação como também de economia e negócios. Entre seus principais prêmios podemos destacar:

– Empreendedor do ano pela Ernest & Young (2008)

– Um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times (2010)

– Uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela revista Fast Company (2011)

– Homem do Ano pela revista GQ (2014)

– Publicitário mais confiável segundo o IBOPE (2014)

Campanhas famosas

Não é possível falar sobre Nizan sem citar suas campanhas, afinal um publicitário é lembrado por suas campanhas, assim como um ator é lembrado por seus filmes. De todas as campanhas assinadas por ele podemos destacar:

– Guaraná e a pipoca: Para quem viveu na década de 1990, um dos jingles mais famosos é o clássico “pipoca na panela, começa a arrebentar, pipoca com sal, que sede que dá”, foi Nizan que teve o estalo para a campanha de sucesso.

Confira clicando aqui!

– Mamíferos da Parmalat: Como transformar uma marca de leite em algo que fica na boca do povo? Nizan é um dos publicitários envolvidos na criação dos eternos mamíferos da Parmalat, que acabou pautando qualquer ensaio de bebês na época.

No ano de 2007 o anúncio foi refeito pelos mesmos modelos, agora crescidos, para promover os produtos voltados ao público mais velho.

Confira clicando aqui!

– Hitler: Provavelmente o maior e mais premiado anúncio criado por Nizan, a peça criada para o jornal Folha de São Paulo trazia uma locução marcante dizendo: “este homem salvou seu país”, “reduziu a inflação de um milhão por cento para 25% ao ano”; entre outras frases virtuosas.

Tudo enquanto um desenho ia tomando forma na tela, onde ao fim o desenho se revelava ser de Adolf Hitler. A locução retornaria com “é possível contar um monte de mentiras só dizendo a verdade”.

A assinatura dando o clímax da peça “Folha de São Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”. Não é a toa que ainda é considerada uma das maiores propagandas já feitas, não é mesmo?

Deixe seu comentário
Cleber Iyama

Cleber Iyama

Publicitário, já participou diretamente de campanhas que geraram mais 1 BILHÃO de reais em vendas. Com quase 20 anos de experiência no mercado de mídia é idealizador e criador do método MAC (Marketing de Ação Contínua). Uma de suas campanhas foi caso de estudo de Philip Kotler e Kevin L. Keller em um dos livros de marketing mais vendidos do mundo, "A Bíblia do Marketing" em sua 14º Edição.