Vendas online

7 Motivos para investir em ecommerce

By 2 de junho de 2019 junho 27th, 2019 No Comments
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos(Atualizado em: 27 de junho de 2019)

Mesmo com a expansão dos ecommerces e as boas chances para esse mercado daqui pra frente, muitos empreendedores ainda têm medo de investir nesse novo canal.

 

Temos conhecimento que mesmo com a competitividade, ainda vale a pena investir no mercado online. Mas se ainda assim você ainda tem dúvidas, separamos 7 motivos pelos quais vale a pena investir no ecommerce para sua empresa.

 

Confira os motivos a seguir e tire suas conclusões:

1. É mais barato que manter uma loja física

 

Em comparação ao custo inicial de uma loja física, que inclui custos com aluguel, decoração, funcionários, limpeza, impostos etc; a loja virtual tem a vantagem de não necessitar de todos esses itens.

 

Uma loja virtual pode permitir um estoque inicial reduzido, maior rapidez na implementação e possibilidade de iniciar suas vendas com um investimento menor que um negócio físico.


Porém é importante salientar, que o barato pode sair caro no caso de querer iniciar o negócio online e optar por um ecommerce de menor preço, sendo que um layout mal implementado pode interferir nas vendas a longo prazo. Sendo assim, ao iniciar seu planejamento de ecommerce, tenha em mente criar um site completo e bem utilizável, assim você terá menos incômodos e maior possibilidade de sucesso.

 

2. Estar disponível para seu cliente comprar a qualquer hora e em qualquer lugar

 

Diferente da loja física que tem dias e horários específicos para estar aberta, no mundo virtual, sua loja está ali 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sendo que hoje o consumidor pode comprar de qualquer lugar, diretamente de seu smartphone.

 

Para obter mais vendas, certifique-se que seu site tem layout responsivo, ou seja, é fácil navegar por ele e fazer compra via dispositivos móveis.

3.Possibilidade de acompanhar seus negócios e controlar os resultados

 

Uma grande vantagem de se ter um site do seu negócio é poder acompanhar informações provenientes dele, por meio de ferramentas como Google Analytics que dispõe de diversos dados importantes que um ecommerce precisa acompanhar.

Com uma loja virtual bem estruturada, é possível verificar seus resultados, controlar o estoque, as vendas, o ticket médio, além de conhecer melhor o perfil dos compradores.

4. Um mercado próspero

 

A expectativa é que o mercado de vendas online no Brasil venha a crescer e atingir maior maturidade nos próximos anos, sendo que em 2019 deve deve saltar 15%. 

 

5.Expansão dos canais de venda

Além das vendas no seu site e redes sociais, hoje também é possível vender seus produtos nos principais marketplaces: Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, por exemplo.

 

Temos um artigo completo falando sobre vendas em marketplace, confira!

6. Diminui o risco de fraudes

Vender pela internet é garantia de recebimento. Afinal, você trabalha por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. O risco de receber calotes é mínimo, pois os meios de pagamento digitais possuem uma estrutura de segurança muito eficiente.

 

Além disso, um sistema integrado em seu e-commerce permite realizar a gestão financeira de maneira a otimizar os custos e fazer a previsão de recebimentos.

 

7. Relacionamento com os clientes

Há quem pense que o relacionamento ao comprar pela internet é “frio”, mas não precisa ser assim.

 

Com as ferramentas certas, é possível manter um contato com o cliente a longo prazo, uma vez que você sabe o perfil e preferências de compra dele, enviando dicas e promoções de produtos, por exemplo.

 

Mesmo com todas essas facilidades, o empreendedor deve ter em mente que como qualquer negócio, para que ele cresça e prospere, é necessário planejamento e acompanhamento constantes.

 

Mesmo com todos os motivos, devemos lembrar que o consumidor ultimamente é multicanal, ou seja, pode estar em contato tanto com o meio físico quanto virtual de uma empresa.

 

Por isso, ter um ecommerce pode ser o meio definitivo para fazer sua empresa prosperar, ou um meio complementar por meio do qual o consumidor pode te encontrar mais facilmente, ou mesmo concluir sua compra.

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