Vendas online

Qual o momento certo para criar um negócio online?

By 27 de junho de 2019 No Comments
Tempo de leitura aproximado: 4 minutos(Atualizado em: 27 de junho de 2019)

Possuir um negócio escalável, ou seja, que ofereça a possibilidade de ter um potencial crescimento sem necessariamente maiores investimentos, é o sonho de todo empreendedor.

 

Já vimos em outros artigos que o mercado online pode oferecer essa possibilidade, mas a dúvida que ainda pode estar na sua cabeça é: qual o momento certo para criar um negócio online?

 

Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nessa jornada de criação e implementação de um ecommerce. Vamos lá?

Planejamento

Como qualquer outro negócio, o planejamento inicial é parte essencial para implementação de um negócio online. Durante essa fase, é importante pensar em diversos aspectos que serão a base do seu negócio.

 

É hora de definir os canais de vendas, o estoque necessário, as formas de entrega e pagamento de produtos, entre outras questões. 

 

Nessa fase, é importante que seja traçado um plano de negócios, onde será descrito o que irá compor sua empresa. Por exemplo:

 

  • Definir o público-alvo;
  • Potencial do mercado;
  • Descrever o problema que a empresa deseja solucionar;
  • Vantagens competitivas, diferenciais que poderá oferecer;
  • Definição do plano de marketing;
  • Estrutura de operações: vendas, divulgação, financeiro;
  • Definir datas e prazos.

 

Para traçar essas informações, é recomendável fazer uma boa pesquisa sobre o mercado que deseja ser explorado, as tendências de consumo e necessidades dos consumidores, assim como pesquisar os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio.

 

Muitas empresas fracassam, justamente, por falta de planejamento e avaliação constantes, logo, fazendo isso sua perspectiva de sucesso já será muito mais positiva.

Investimento

Todo negócio precisa de investimentos para começar, e no meio online não é diferente. Não necessariamente apenas investimento financeiro, como também seu tempo e criatividade são essenciais desde o início do projeto.

 

Investindo tempo e recursos necessários para estruturar seu negócio no mercado, é possível ter uma maior segurança em relação à aceitação do consumidor com o seu produto.

 

Uma vez que você se certifica que seus produtos agradam os clientes, a possibilidade de eles indicarem e falarem bem do seu negócio aumenta. A partir daí, a lucratividade e os reinvestimentos fazem suas possibilidades de ganho aumentarem cada vez mais.

 

Controle

Uma vez que seu negócio foi estruturado com base em planejamento, organização e investimentos satisfatórios, é hora de relaxar e deixá-lo rodar, certo?

 

Errado! O controle e administração devem ser constantes, esteja sempre atento se a organização segue na direção em que foi descrito no planejamento.

 

Inevitavelmente você terá que ajustar estratégias eventualmente, variar o Mix de produtos ou as formas de divulgação, mas isso faz parte de qualquer negócio. Esteja atento às mudanças no comportamento do consumidor e busque sempre atender essas demandas.

 

O mercado atual é dinâmico, as necessidades dos clientes estão sempre mudando, mas o ambiente online tem o benefício de ser mais facilmente modificável, portanto, suas chances de sucesso são ainda maiores.

 

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